logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fortaleza: Praias, parques e dunas para as férias de verão | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ marchello74

Fortaleza: Praias, parques e dunas para as férias de verão

2 de janeiro de 2017

Fortaleza reflete a principal característica de seu povo – a hospitalidade, a capital do Ceará, é uma metrópole moderna que oferece aos seus visitantes diversão garantida e uma infinidade de atrações turísticas. Com sol garantido quase que o ano inteiro, a capital cearense tem brisa constante do mar e mais de uma dezena de boas praias.

Foto por IStock/ Vinicius-Ramalh-Tupinamba

Foto por IStock/ Vinicius-Ramalh-Tupinamba

A capital cearense oferece 30 quilômetros de praias para todos os gostos. As mais conhecidas são a Praia do Futuro, a 11quilômetros do centro , perfeita para mergulhos e com excelente infraestrutura de bares e barracas com restaurantes. A bucólica Praia de Iracema, com seus bares e restaurantes, é conhecida pela noite agitada e é lá que fica a Ponte dos Ingleses – um dos cartões postais da cidade – e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, rodeados de ótima vida noturna com uma infinidade de opções gastronômicas.

É na Av Beira Mar que ficam os principais hotéis da cidade e onde os visitantes podem encontrar várias outras opções de lazer.  A famosa feirinha de artesanato, funciona todos os dias, a partir das 17 horas. Não podem ficar de fora do roteiro do visitante a Praça do Ferreira, o Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Catedral Metropolitana, o Mercado Central, o Theatro José de Alencar, o Passeio Público e a Estátua de Iracema. Fortaleza tem também  o maior parque ecológico urbano da América Latina – o Parque Adahil Barreto (Parque do Cocó), que margeia o rio Cocó que desemboca no mar.

Também é de lá que saem os passeios de saveiro pela costa da cidade, um roteiro imperdível onde é possível avistar pontos turísticos como o Cais do Porto, o Museu do Jangadeiro, a praia Mansa, a praia de Mucuripe e singela  Igreja de São Pedro.

Além da beleza natural, há muito o que ver em Fortaleza: prédios históricos, monumentos, praças, museus, parques, teatros e centros culturais.

A Praia de Iracema abriga a arquitetura mais antiga. É lá que funciona o Centro Cultural Dragão do Mar, um local que concentra entretenimento – cafés, cinemas, teatro, livraria, espaços para exposições artísticas e culturais, além de um belo planetário. O nome é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, pelo seu engajamento na luta pela libertação dos escravos. O Centro Dragão do Mar tornou-se um ícone da cidade.

O turista que prefere ficar longe da agitação da capital deve considerar a possibilidade de se hospedar em praias mais distantes de Fortaleza, como Porto das Dunas, que fica a apenas 20 minutos do centro. Outra dica é a famosa prainha que abriga uma autêntica  vila de pescadores e tem uma deliciosa lagoa para andar de barco a vela ou praticar esportes náuticos. Essa escondida praia fica há menos de 35 minutos de Fortaleza. Outro destaque interessante é o verdadeiro artesanato de renda que pode ser adquirido nas dezenas de lojinhas no centrinho dessa praia.

Mas para quem desejar curtir momentos de agitação e adrenalina pode curtir  uns dos mais bem estruturados parques do Brasil, o Beach Park ocupa mais de 900 m da praia. Ele oferece mais de 40 atrações para adultos, crianças e bebezinhos, como piscinas de todos os estilos, toboáguas  e brinquedinhos aquáticos para as criancinhas.

Foto por Istock/ Vinicius Ramalh Tupinamba

Foto por Istock/ Vinicius Ramalh Tupinamba

Outra dica é visitar a praia de das Fontes. Um pouco mais distante, além de abrigar também uma vila de pescadores a beira mar existe  uma toca de pedra conhecida como mãe d’agua visível na maré baixa. Aproveite para banhar-se nas fontes de água doce que surgem como um oásis nas falésias da praia do Diogo. As dunas são de areia dura e cores diversas.

 Como chegar

As companhias aéreas que voam para Fortaleza são:

Gol – voegol.com.br

Azul – voeazul.com.br

Avianca – avianca.com.br/

Latam – latam.com

Onde ficar

A área hoteleira de Fortaleza fica próxima a AV. Beira Mar e a maioria dos hotéis oferecem bom custo-benefício. Veja algumas dicas de hotéis para você ficar:

Vila Galé Fortaleza

Hotel Luzeiros

Gran Marquise

Texto por Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ marchello74

Comentários