logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fortaleza é a principal porta de entrada de turistas europeus no nordeste do Brasil | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ Phaelnogueira

Fortaleza é a principal porta de entrada de turistas europeus no nordeste do Brasil

1 de julho de 2019

De acordo com uma recente pesquisa levantada com dados da ANAC – Agência de Aviação Civil – o Aeroporto Internacional Pinto Martins, na cidade de Fortaleza (CE) é a principal porta de entrada para turistas europeus no nordeste do país. A cidade cearense, no ranking nacional, fica atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nos primeiros três meses de 2019, segundo o levantamento, foram registrados mais de 74 mil viajantes que chegaram ou partiram do aeroporto de Fortaleza. Esse total representa  um aumento de 65,05% na comparação com mesmo período em 2018. Alguns especialistas do setor de aviação e do turismo afirmam que esse resultado positivo é devido ao aumento das viagens de companhias aéreas para cidades europeias, bem como a atratividade e belezas do estado do Ceará, e do nordeste do Brasil.

Os números de Fortaleza são tão expressivos, que a capital ultrapassou os aeroportos de Recife (PE) e Salvador (BA), neste primeiro trimestre. Além disso, a maior cidade do Ceará também deixou para trás os resultados internacionais entre Brasil e Europa considerando os números do  aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior do estado de São Paulo.

É importante destacar, ainda, que os números positivos só tendem a aumentar. Afinal, o Aeroporto Internacional Pinto Martins (FOR) conta com um plano de expansão para receber mais visitantes assim que a economia brasileira melhorar. Com isso, toda a economia do estado ganha, afinal, serviços como reserva de hotéis, maior frequência em restaurantes e barzinhos, e até mesmo aluguel de carros em Fortaleza tendem a aumentar, gerando inclusive mais empregos.

 Top 5 cidades

Uma questão interessante é que a cidade de Fortaleza sempre esteve entre as cinco que mais movimentaram passageiros com origem ou destino à Europa, nos últimos 10 anos. Um estudo revela que desde 2008, o volume de turistas cresceu mais de 83%, passando de 144,8 mil para 265,3 mil viajantes no ano passado.

Um ponto que não deve ser descartado, de fato, é a posição geográfica privilegiada que o Ceará possui. Como os europeus tendem a procurar pelo litoral, e pela proximidade com a Europa, o Ceará é uma porta de entrada bastante atrativa.

Texto por: Agência com edição

Foto destaque por IStock/ Phaelnogueira

Comentários