logo

Telefone: (11) 3024-9500

Finlândia: conheça a terra do Papai Noel Logo

Lapland-Finland-980x654 commons

Finlândia: conheça a terra do Papai Noel

21 de dezembro de 2015

O Papai Noel é uma das figuras mais conhecidas e lendárias do mundo. Crianças de todos os lugares esperam o ano todo para a chegada do dia mais festivo do ano, quando ganham seus presentes e as recompensas por terem sido ‘boazinhas’. Anualmente, a região de Lapônia, onde nasceu o velhinho mais famoso do mundo, recebe milhões de cartas com pedidos de presentes e também há muitos que vão entregá-las pessoalmente.

finlandia natal aki suomela

Foto: Aki Suomela via flickr

No início de dezembro, toda a Finlândia dá início aos preparativos e comemorações de natal. O visual é aquele visto nos filmes; casas cobertas de neve, enfeites natalinos e luzes coloridas por todo lado e, dentro das casas, velas decorativas, pinheiros de verdade e uma lareira aconchegante para se aquecer. Como, durante essa época, os dias na Finlândia são menores (a claridade só predomina entre as 10h e as 14h) as luzes ficam acesas por mais tempo, deixando as ruas ainda mais bonitas.

Muitos turistas escolhem essa época para conhecer o país, principalmente Rovaniemi, a capital de Lapônia, que onde está localizado o Escritório do Papai Noel e o Santa Park, um lugar cheio de atrações para toda a família, com renas, lojas e uma fábrica de brinquedos para as crianças se encantarem. O local recebe cartas e promete entregar o presente de todas as crianças. O endereço para os interessado é: Santa Claus, FIN-96930 Arctic Circle, Rovaniemi – Finlândia.

Christmas_day_sunset_at_Pasila commons

Foto: Commons Wikipedia

Na cidade de Turku, localizada na região sudoeste da Finlândia, todo ano é colocado um pinheiro gigante em frente a uma das mais antigas igrejas luteranas da Finlândia, a Tuomiokirkko, que recebe cerca de 720 luzes de Natal. A tradição é de extrema importância para os locais e todo o processo de montagem e transferência é noticiado pelos jornais.

Em outra cidade, chamada Tampere, a grande atração é a feira regional natalina, no centro da cidade, chamada de Joulutori (mercado de Natal). Lá são vendidos pequenos presentes, doces típicos, roupas feitas com lã e pele de rena, um mini pônei numa linda carruagem e uma casa típica da cidade do Papai Noel.

finlandia casa coberta de neve jonas forth

Foto: jonas forth via flickr

Como chegar:

Não há opção de voos diretos para a Finlândia partindo do Brasil, mas as companhias TAP (flytap.com), Lufthansa (lufthansa.com) e SWISS (swiss.com) oferecem voos com apenas uma escala para a capital, Helsínquia.

Onde ficar (hospedagem na capital):

GLO Hotel Kluuvi – glohotels.fi/en/hotels/glo-hotel-kluuvi

Scandic Hotel Simonkenttä – scandichotels.fi/Hotels/Suomi/Helsinki/Scandic-Simonkentta

Hotel Kämp – hotelkamp.fi

Texto por: Andressa Volpini

Foto destaque: Commons Wikipedia

Comentários