logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festival celebra a cultura cubana em São Paulo | Qual Viagem Logo

festival-dia-da-cultura-cubana

Festival celebra a cultura cubana em São Paulo

24 de outubro de 2019

No ano em que Cuba celebra 500 anos de fundação de Havana, a Associação de Cubanos Residentes no Brasil promove, dia 2 de novembro, a partir das 15h, no Centro Cultural Estação Estrella Galicia Rio Verde (CCRV), o Festival Dia da Cultura Cubana. Com direção artística da Difusora Cultural Havana 6463, o objetivo do evento é celebrar e divulgar a rica cultura cubana.

Com acesso gratuito e atividades variadas, o festival contará com degustação de pratos da tradicional culinária cubana, apresentações de dança, exposições de fotografias e artes plásticas, exibição de documentários, shows e até um workshop de charutaria.

Entre as apresentações programadas, a de Carlos Ceiro e Los Seis do Sur brindará o público com uma apresentação da mais nova formação musical cubana de São Paulo que promete matar a saudade da Cuba dos anos 20 e 30.

Show de Marina de la Riva fecha o festival

Show de Marina de la Riva fecha o festival

O show “Quimbara Convida Fernando Ferrer” executará os ritmos que embalam as festas e danças de Porto Rico e Colômbia, com interpretação revisitada, pelo grupo paulistano, de boleros, cumbias e muito cha cha cha. No repertório, clássicos de Willie Colon/Hecyor Lavoe, Orchestra Harlow, Conjunto Chappottín, Arsenio Rodriguez, Lucho Bermúdez e Simon Diaz, entre outros.

Já Yaniel Matos, jazzista e violoncelista cubano radicado na capital paulista, que já se apresentou com Carlinhos Brown e Fabiana Cozza, compartilhará o palco com os músicos Cuca Teixeira, Sidiel Vieira e Luiz Cabrera. Na sequência a banda Batanga & Cia se apresentará com um repertório que explora diversos gêneros da música popular de Cuba e do Brasil.

A agenda de shows do festival se encerrará com “Timba Havana Convida Marina de la Riva”, orquestra formada por 12 músicos cubanos e brasileiros. O grupo tem por proposta a timba, gênero cubano considerado “a evolução da salsa” que vem conquistando plateias desde o início da década de 90. Como convidada, a cantora brasileira Marina de la Riva, filha de pai cubano, que mescla em suas canções elementos da música latina com a brasileira.

Um dos momentos mais aguardados do evento será um concurso de danças populares cubanas – como guaguancó, pilón, mambo, cha cha cha, casino e son – que oferecerá aos vencedores uma viagem para Cuba com todas as despesas pagas. Para participar, basta se inscrever aqui .

Programação
14h – Abertura da casa
Espaço Havana- Pátio do CCRV
Exposição de fotografia “Músicas Cubanas”, de Maurizio Logombardi
Exposição e performance de Artes Plásticas com Aléxis Flores Peres
Mostra de documentários e videoclips
15h – Show de Carlos Ceiro e Los Seis do Sur
Espaço Santiago de Cuba – Teatro do CCRV
18h – Show “Quimbara Convida Fernando Ferrer”
19h – DJ Cecilia Yzarra
20h – Show de Yaniel Matos e convidados
21h – DJ Mauricio Bade
22h – Show Batanga & Cia
23h – DJ Julio Moracen
Meia-noite – Show “Timba Havana Convida Marina de la Riva”
Serviço
Festival pelo Dia da Cultura Cubana
Local: Centro Cultural Estação Estrella Galicia Rio Verde
Endereço: Rua Belmiro Braga 1119 − Vila Madalena – São Paulo (SP)
Data: 2 de novembro (sábado)
Horário: a partir das 15h
Ingresso: grátis

Texto: Agência com edição de Roberto Maia
Foto: Tinko Czetwertynski e Divulgação

Comentários