logo

Telefone: (11) 3024-9500

Festa do Pinhão de Cunha começa neste final de semana | Qual Viagem Logo

Pinhao - brazilian pine in brown bowl on wooden table. Selective focus

Festa do Pinhão de Cunha começa neste final de semana

13 de abril de 2017

Caldinho, canjiquinha, farofa, bolos e mais uma dezena de variadas receitas feitas com pinhão poderão ser saboreadas por quem visitar o 17º Pinhão, Viola e Prosa na Praça, a Festa do Pinhão de Cunha. Depois da abertura oficial no dia 15 de abril (sábado) no Parque Estadual da Serra do Mar, a festa continua de 20 de abril a 07 de maio, na Praça da Matriz da Estância Climática de Cunha, cidade do Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

O dia 20 de abril também marca o aniversário de 159 anos da cidade. Para esta edição, a prefeitura espera receber mais de 20 mil turistas durante o período da festa que acontece de sexta a domingo e nos feriados de abril e maio. Além de shows e rodas de viola, o evento contará com uma praça da alimentação, onde diversas barracas vão oferecer iguarias com pinhão especialmente preparadas por cozinheiras e quituteiras da roça, incluindo pratos doces e salgados, para todos os gostos.

20090604151739b2_0793

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Os restaurantes da cidade também participam do evento e servem receitas criativas à base de pinhão. A cada ano eles oferecem um cardápio diferente e é possível provar, por exemplo, truta com diversos molhos de pinhão, cordeiro e leitoa com farofa ou molhos especiais de pinhão, tutu com farinha de pinhão e muitas outras criações inovadoras, além dos tradicionais pinhões cozidos e assados.

Paralelamente à festa, o Parque Estadual da Serra do Mar promove a 9ª Exposição Pinheiro Brasileiro, do dia 15 de abril ao dia 31 de julho. Com a ajuda de monitores, os visitantes vão conhecer melhor como é desenvolvimento do pinheiro e do seu fruto, o pinhão. A exposição também reúne peças do artesanato local produzidas com a pinha e obras que usam o pinhão como inspiração. O evento de abertura oficial também oferece atividades para as crianças e degustação de pratos elaborados com o pinhão.

Sobre a cidade

Rodeada por montanhas que abrigam lindas cachoeiras e nascentes, a Estância Turística de Cunha é a cidade que conserva a maior reserva de Mata Atlântica em todo o Brasil, a qual está em duas áreas de proteção, o Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Cunha e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Hoje, sua economia está dividida entre a pecuária e as produções do tradicional pinhão, bem como de queijos, mel, cogumelos shitake, cordeiro e truta – além da cerâmica de alta temperatura, que credencia a cidade como um dos maiores polos cerâmicos da América Latina.

20090617205150b2_1350

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Quem visitar a cidade pode fazer passeios de turismo rural ou de ecoturismo, conhecer florestas de pinhão e uma representativa reserva de Mata Atlântica, cultivos de cogumelo shitake e truta, fazer visita a apiários, bem como pesqueiros. Entre os destaques para se conhecer em Cunha estão o Pico da Pedra da Macela (1.840 m de altitude, que, em dias de céu limpo, possibilita avistar o litoral, de Angra dos Reis a Paraty), o Parque Estadual da Serra do Mar (com suas várias trilhas) e as diversas cachoeiras da cidade, dentre elas a do Pimenta e a do Desterro.

Mais informações em: cunha.sp.gov.br/vem-ai-a-festa-do-pinhao-de-cunha-2017-veja-a-programacao-6549/

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / jantroyka

Comentários