logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fervedouros do Jalapão e suas águas que não afundam | Qual Viagem Logo

fervedouros tocantins

Fervedouros do Jalapão e suas águas que não afundam

25 de novembro de 2015

Um dos grandes atrativos do Jalapão, no estado do Tocantins, os fervedouros são pequenos lagos com águas cristalinas formadas de uma nascente subterrânea na qual sai uma grande quantidade de água misturada com areia.

Para chegar até os fervedouros é preciso ir de carro até certa parte do caminho e depois fazer uma breve caminhada até o meio da mata fechada. Como alguns fervedouros ficam em propriedades particulares, como o Fervedouro da Glorinha, geralmente é cobrada uma taxa de R$10,00 por pessoa, estipulando uma capacidade de seis pessoas por vez em um tempo máximo de vinte minutos. Enquanto um grupo curte o momento relaxante nas águas do fervedouro, os outros que aguardam podem tomar um banho no rio que fica ao lado.

Foto via Flickr Hélia Vannucchi

Foto via Flickr Hélia Vannucchi

Esses verdadeiros oásis ficam em meio à vegetação fechada, entre brejos e riachos. No centro disso, um grande poço de água azul transparente, nascente de um rio subterrâneo. É a água que brota das areias claras a responsável pela pressão que provoca o chamado fenômeno da ressurgência, que tornam impossível que se afunde neles: por mais que se esforce, a pressão empurra o banhista para cima. O que acaba proporcionando diversas brincadeiras nas águas fervorosas, como tentar entrar na água correndo, boiar e ser arremessado para trás.

Além de desfrutar desses lugares, os visitantes vislumbram uma bela paisagem selvagem simples e inexplorada. Os locais são estruturados com cabanas com telhado e rede; e bancos para descanso, o turista também pode aproveitar e comprar os artesanatos da região.

Texto por: Raphaela Cristina Alves

Foto destaque pro Gisselle Santana via feriasbrasil.com.br

Comentários