logo

Telefone: (11) 3024-9500

Fenômenos esplêndidos na Groenlândia | Qual Viagem Logo

Nuuk, Greenland

Fenômenos esplêndidos na Groenlândia

2 de setembro de 2016

Imagine a aventura que seria estar perto de ursos polares e morsas gigantes, ou então, passear em um treno com cães. Para programas mais lights, como seria relaxar em piscinas quentes ou ver um fenômeno da natureza espetacular? Claro que realizar essas coisas todas em um destino único só é possível na Groenlândia. Aliás, lá é um dos poucos países onde pode viver a experiência do céu da meia noite, já que no verão não existe noite.

Para quem procura um lugar longe de tudo e todos, o país é ideal. Com pequenos povoados e população de aproximadamente 57 mil habitantes, o destino abriga temperaturas abaixo de zero e uma geleira gigante que é Patrimônio Cultural da Humanidade e a segunda maior do mundo.

long beautiful iceberg on arctic ocean. The icebergs are melting day by day. Greenland recorded to UNESCO world heritage list.

Foto por iStock / Explora_2005

A cultura do país é rara e exótica desde os nascimentos até a culinária. Os nativos acreditam que quando uma criança nasce, ela vem com personalidades dos seus antepassados, como magia, inteligência, sabedoria e instinto de sobrevivência e, por isso, é um insulto puni-las por mal comportamento.

Já a culinária é composta por seus ingredientes locais e simples. Em seus cardápios não podem faltar a carne de baleia, rena, foca e aves, acompanhados de arroz, batata e cebola. Um dos pratos principais é a sopa suaasat, feita de carne de foca e temperada com sal e pimenta – é considerada rica e nutritiva.

Para a aventura começar, não deixe de visitar o National Park, que é o maior parque do mundo. Com sua área de 972 000 km², é maior do que muitos países. Localizado em Ittoqqortoormiit, ao leste do país, o parque abriga animais como ursos polares, pinguins, morsas, raposas do ártico, pássaros como escrevedeiras das neves, focas, lebre ártica, boi almiscarado, gaivota hiperbórea, entre outros. Visitar o parque é uma aventura selvagem!

Polar bear mother and cub searching for seal holes on the sea ice on northern Baffin Bay close to Greenland.

Ursos polares no Parque Nacional. Foto por iStock / Peter Van Wagner

Quer passear em um trenó de cachorros? Sisimiut e Kangeriussuaq são os lugares ideais para realizar esse passeio dos trenós por cachorros – e não lobos como são comuns. Cada trenó tem 9 deles e o passeio dura em média duas horas. É uma experiência única e muito divertida.

White, fluffy Greenland dogs hitched up to a blue sled during a rest break. Some dogs are sitting down, others are standing up. This is a scenic shot of a landscape which is white and snowy with some small hills. There are footprints leading away from the sled and dogs.

Foto por iStock / RubyRascal

Na cidade Ilulisaat você pode conferir de pertinho a maior geleira em um passeio que permite admirar de perto sua belíssima cor azul cristal em meio a um frio bastante intenso. Se preferir um lugar mais quentinho, vá até Uunatorq Springs, onde se encontram algumas piscinas naturais de águas termais.

A Groenlândia é um dos poucos países que têm o sol da meia noite. Para apreciar o dia durante a noite, as melhores épocas para ir são entre abril a agosto na cidade de Qaanaaq e, se estiver em Uummannaq, o espetáculo começa em maio e vai até julho. Outro fenômeno é a Aurora Boreal, que só pode ser vista em noites escuras durante o ano inteiro, mas os meses que privilegiam essa imagem linda são outubro e março.

Northern lights over Nuuk city, October 2015, Greenland

Foto por iStock / Vadim_Nefedov

Visite também o Museum National of Greenland. Localizado em Nuuk, o museu está ligado com o Museum National of Denmark e está relacionado com arqueologia, história, arte e artesanato, além de possuir informações sobre ruínas, cemitérios, entre outros.

Para se despedir, visite o museu dedicado à história da região em Qarqortoq. Ou visite ainda as ruínas da mais antiga igreja do país, que fica em Hvalsey, pertinho de Qarqortoq. As ruínas estão bem preservadas e o último evento documentado foi um casamento em 1408.

Quem voa para Groenlândia

Air Greenland e Air Iceland.

Onde se hospedar

Hvide Falk

Hotel Artic Ilulissat

Hotel Sisimiu

Onde Comer

Charoen Porn – Nuuk

Restaurant Nasaasaaq – Sisimiut

Mamartut – Ilulissa

Texto por Caroline de Oliveira

Foto destaque por iStock / Oleg_Shevchyshyn

Comentários