logo

Telefone: (11) 3024-9500

Farol Santander São Paulo lança tour virtual da exposição ExFinito | Qual Viagem Logo

expo-exfinito_-creditos_-carol-quintanilha-27

Farol Santander São Paulo lança tour virtual da exposição ExFinito

10 de março de 2021

O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, empreendedorismo, lazer e gastronomia, lança, a partir de 12 de março (sexta-feira), um tour virtual da exposição ExFinito, primeira grande mostra individual no país do artista chileno Iván Navarro, um dos mais destacados da arte contemporânea. Instalada no 22º andar, a mostra inaugurada em 18 de dezembro de 2020, ficará disponível no site do Farol Santander enquanto o edifício se mantiver fechado para visitas presenciais, de acordo com as recomendações das autoridades.

O passeio online permite que o público conheça as 14 obras expostas de Navarro,  além da instalação Escada (Caixa d’Água), intervenção externa na Praça Antônio Prado, localizada em frente ao Farol Santander, e que também já foi exposta no Madison Square, em Nova York.

A ideia conceitual de ExFinito é provocar dúvidas, potencializar os nossos sentidos e descobrir quem somos e o que refletimos, em uma grande instalação em forma de labirinto, com obras e elementos que exploram luzes, espelhos, vidros e eletricidade, para o envolvimento do espectador no trabalho desenvolvido por Iván. Em uma experiência sensorial, o público se vê em um jogo entre corpo e visão, em uma dimensão paralela da realidade, na ilusão de um infinito.

Iván teve seu trabalho exposto em relevantes museus e instituições culturais de cidades como Londres, Buenos Aires, Bilbao, Nova Iorque, Miami e Santiago, sua cidade natal, e representou o Chile na 53ª Bienal de Veneza, em 2009.

Sua obra está presente em importantes coleções, como a do Museu Guggenheim (Nova York) e a Pinault Collection (Paris), além de integrar as coleções permanentes do Museu Nacional de Bellas Artes do Rio de Janeiro e do Inhotim.

Navarro trabalha com um tipo de material específico, o espelho unidirecional, usado em salas de interrogatório, o que permite que a pessoa veja a imagem somente de um lado.

Outro aspecto fundamental nas obras de Iván Navarro são os usos de palavras refletidas que transformam a leitura de um objeto.  Com tipografias da linguagem de neon, os reflexos infinitos produzem efeitos contrários sobre as grafias corretas de um texto.

ExFinito é apresentado pelo Ministério do Turismo e Santander, com patrocínio do Santander via Lei de Incentivo à Cultura. Realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Farol Santander São Paulo; curadoria de Marcello Dantas e colaboração de Courtney Smith, artista visual e companheira de Iván Navarro.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço: Tour Virtual – ExFinito

Farol Santander São Paulo

Onde: farolsantander.com.br/#/sp/ agenda/exp_22

Site Farol Santander: farolsantander.com. br

Classificação: Livre

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Foto: Carol Quintanilha

 

 

Comentários