logo

Telefone: (11) 3024-9500

Extrema oferece surpresas, encantos e atrativos no sul de MG | Qual Viagem Logo

img_5484

Extrema oferece surpresas, encantos e atrativos no sul de MG

5 de junho de 2017

Como dizia José Duduca de Morais, “Oh! Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais! ”. É exatamente assim que qualquer um se sente ao visitar o sul do estado mineiro, particularmente a cidade de Extrema. A apenas 109 km da capital paulista, na divisa entre MG e SP, é possível conhecer essa beleza mineira e se encantar pela simplicidade, pelo povo acolhedor e pelo clima familiar.

A cidade vem ganhando importância e reconhecimento em seus atrativos turísticos e tornando-se refúgio para todos aqueles que procuram por natureza, calmaria e até mesmo esportes radicais. Cercada por natureza exuberante e em contato direto com a Serra da Mantiqueira, Extrema oferece o adorável ar de montanha, friozinho aconchegante e tudo aquilo que você está procurando para uma escapada de final de semana.

img_5305

Foto por Bruno Jeliel

 

Os passeios são divididos em cinco rotas (sol, vento, pedra, água e rosa), todas com boas opções turísticas. Com clima extremamente mineiro, o destino traz segredos e belas paisagens, como os maravilhosos mirantes, parques estruturados, cachoeiras deslumbrantes e oportunidade ideal para compartilhar o prazer do contato com a natureza.

img_5532

Foto por Bruno Jeliel

A Rota do Sol é onde está localizada a Serra das Anhumas, com seus mirantes naturais e Prainha do Juncal; a Rota dos Ventos é onde está a Serra do Lopo, tendo como atrativos âncoras a biodiversidade da Floresta Atlântica e o voo livre; na Rota das Pedras está a Pedra do Índio; a Rota das Águas é onde mora a aventura, localizada no Rio Jaguari, e tem como principais atrativos o rafting e o Parque Municipal da Cachoeira do Salto; e, por último, a Rota das Rosas, no centro da cidade, é onde está localizado o Santuário de Santa Rita e o Parque Municipal Cachoeira do Jaguari.

img_5482

Foto por Bruno Jeliel

Cada uma dessas rotas merece visitas e rende experiências emocionantes. Para praticar pelo menos um dos muitos esportes radicais da cidade, a dica é experimentar o rafting e sentir a adrenalina de descer uma das maiores quedas do Brasil no Rio Jaguari. A Radix Aventura é uma das agências que oferecem toda a estrutura, equipamento, segurança e muita diversão nesses esportes. A empresa também implementou atividades como o trekking, rappel, canyoning, cavalgada e voo livre. Ao praticar o rafting, além de se deparar com muita emoção, o turista também passa por alguns lugares lindos e, se tiver muita sorte, irá encontrar muitas borboletas em uma das passagens do rio.

whatsapp-image-2017-06-03-at-12-24-49

Foto por Rose Simões

 

Quem optar por algo mais simples pode escolher entre fazer uma trilha, assistir ao pôr-do-sol ou até mesmo admirar do alto da montanha dois cenários lindíssimos: de um lado uma parte de São Paulo e, do outro, Extrema. No alto da Serra do Lopo, pode-se avistar os dois cenários através das rampas de voos livres. E seguindo a estradinha de terra, aproveite para assistir ao pôr-do-sol no mesmo lugar. Para trilhas (de três níveis) e curtir o cenário de cima, o parque Pico dos Cabritos também é uma ótima opção para relaxar e provar de uma culinária mais saudável.

img_5572

Foto por Bruno Jeliel

Um dos lugares bem interessantes para visitar na cidade é o parque temático Apiário Flor Brazil, que nasceu em dezembro de 2005 e conta, em ilustrações, maquetes, réplicas e cenários, sobre a história da apicultura, o hidromel (bebida alcoólica mais antiga do mundo), as abelhas nativas, as colmeias e curiosidades sobre os benefícios que o mel pode nos trazer. Ainda no mesmo lugar existe uma loja de conveniência que vende produtos naturais feitos de mel.

img_5705

Foto por Bruno Jeliel

Após viver momentos de aventura e conhecer o apiário, é hora de atravessar o caminho das rosas e caminhar pelas ruas da cidade, sentindo o ar de interior. Comece o passeio pelo Santuário de Santa Rita de Cássia, um local que é ponto de encontro de fiéis.

img_5777

Foto por Bruno Jeliel

A igreja Matriz se transformou em Santuário de Santa Rita de Cássia em 2008 e recebeu uma imagem fac-símile, feita em Roma, do corpo preservado de Santa Rita que se encontrava na Basílica de Cássia, na Itália, e duas relíquias sagradas: um pedaço do manto e um fragmento do osso da Santa. No mês de maio é comemorado a Festa de Santa Rita, onde ocorrem missas, peregrinação e festa na Praça Presidente Vargas.

whatsapp-image-2017-06-05-at-15-46-34

Foto por Bruno Jeliel

Outro ponto interessante, principalmente para quem ama artesanato e quer levar uma lembrancinha para alguém querido, é o Extrema Azul e Verde. As irmãs Hosana Ortiz e Gilma Pereira vieram de Curitiba e são as criadoras do lugar e de todo o trabalho. Com a ajuda de Rafael Pereira e Nina Lee, os quatro fizeram da casa de Hosana um ateliê com lindas obras de arte, algumas feitas com materiais especiais. Sua visita não será a mesma se você não passar para conhecer esse pedacinho de Extrema.

img_5833

Gilma Pereira. Foto por Bruno Jeliel

Extrema é uma das melhores cidades para se viver em Minas Gerais e oferece roteiros para todos os gostos e estilos, desde religiosos e aventureiros, até para casais, famílias e ecoturismo. Conhecer esse lugar, pertinho de São Paulo, promete muitas surpresas e encantos. Só quem vivencia momentos e experiências para saber o quão especial é o sul de Minas.

Como chegar

Partindo de São Paulo ou de Belo Horizonte, siga pela rodovia Fernão Dias.

Onde ficar – Hotel Marina Bella

Está localizado na Rota dos Ventos, a 15 km do centro da cidade. Com vista para a Serra do Lopo, o hotel recém-inaugurado possui uma ótima estrutura com piscina, parquinho, espaço de sinuca, bar, capela, salão de eventos, churrasqueira e estacionamento para os hóspedes. Sem contar as acomodações, que são confortáveis e equipadas com frigobar, televisão, telefone, secador e WiFi.

Texto por: Caroline de Oliveira. A jornalista viajou a convite da Secretaria de Turismo de Extrema, em parceria com o Circuito Serras Verdes.

Foto destaque por Bruno Jeliel

Comentários