logo

Telefone: (11) 3024-9500

Explore os caminhos da Estrada Real, em Minas Gerais | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/trindade51

Explore os caminhos da Estrada Real, em Minas Gerais

14 de outubro de 2016

A Estrada Real era o caminho trilhado pelos colonizadores durante o ciclo do ouro em Minas Gerais, por onde transportavam as riquezas e mercadorias até o Rio de Janeiro, capital da colônia na época. Com o objetivo de preservar e valorizar este patrimônio histórico-cultural, foi criado um projeto em 2001 transformando a estrada em atração turística.

São 1.512 km formados por 177 municípios, sendo 162 em Minas Gerais, oito no Rio de Janeiro e sete em São Paulo. O percurso é composto de três caminhos- Caminho Velho, Caminho Novo e Rota dos Diamantes- que surgiram em momentos diferentes do período de exploração das pedras preciosas no Brasil.

Uma viagem que reúne diversas atrações como construções coloniais, igrejas, museus, reservas ecológicas, ecoturismo, esportes radicais e muitas surpresas pelo caminho.

Seja a pé, a cavalo, de jipe ou bicicleta, vale a pena realizar esse roteiro de aventura pelas corredeiras de rios, cachoeiras, trilhas e matas fechadas, se deparando com vilarejos jamais imaginados, assim como faziam os bandeirantes e tropeiros. Conhecer a Estrada Real é reviver a história descobrindo lugares fascinantes.

Texto por: Fernanda Bueno

Foto destaque por Istock/trindade51

Comentários