logo

Telefone: (11) 3024-9500

Explore o vilarejo de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros | Qual Viagem Logo

istock-1015546072

Explore o vilarejo de São Jorge, na Chapada dos Veadeiros

1 de março de 2019

Parte do município de Alto Paraíso, o pequeno vilarejo de São Jorge é um dos lugares mais mágicos do Brasil. Lá os visitantes podem praticar o turismo rural e de aventura, fazer a observação de pássaros, além de realizar boas trilhas e conviver com um povo acolhedor e simpático.

Antes, o povoado era conhecido como Baixa, devido a sua localização abaixo de Alto Paraíso. A região era, então, habitada por garimpeiros que buscavam a extração do cristal de quartzo que existia em abundância por ali.

Entre altos e baixos no garimpo do cristal, Baixa foi sentindo os efeitos positivos da construção de Brasília e da melhora no comércio de cristais, fazendo com que a economia local crescesse e se estabilizasse.

Dizem que o nome mudou de Baixa para São Jorge graças à sugestão de Zequita, homem influente no vilarejo, que achou que era hora de deixar de lado o nome degradante de Baixa e passar para algo mais significativo. Sua devoção pelo Santo São Jorge foi a origem do novo nome, que foi aceito pelo vilarejo.

Hoje em dia a região conta com menos de mil habitantes, que viram no turismo uma excelente oportunidade econômica. É o local ideal para os foliões se desintoxicarem dos excessos do Carnaval.

Foto por iStock / Priscylla Barros

Foto por iStock / Priscylla Barros

Como a Vila de São Jorge fica bem na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o local ganhou inúmeros restaurantes, bares, pousadas e comércios de artesanatos. Cada estabelecimento conta um pouco da história da região. Há também um ar meio místico que impera no vilarejo.

Foto por iStock / rodrigobark

Foto por iStock / rodrigobark

No entorno, enormes corredeiras, cachoeiras e vales com cenários icônicos esperam por turistas de todo o Brasil. O famoso Vale da Lua, por exemplo, fica a apenas 2 km de São Jorge.

Foto por iStock / Rodrigo S Coelho

Foto por iStock / Rodrigo S Coelho

O local que já foi cenário de novelas e filmes é considerado um dos destinos paisagísticos mais completos do país. Com o término da temporada de verão, no final de março, as chuvas e precipitações diminuem consideravelmente, permitindo aos visitantes curtir banhos nas cachoeiras com águas menos volumosas e mais claras.

Como chegar

São Jorge fica a 250 km ao norte de Brasília. O ideal é fazer esse trajeto de carro, em uma viagem de cerca de três horas.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: iStock / Evelynne Gubert

Comentários