logo

Telefone: (11) 3024-9500

Explore as magníficas construções maias em Tulum, no México | Qual Viagem Logo

iStock_000012839311_Small

Explore as magníficas construções maias em Tulum, no México

23 de fevereiro de 2016

A antiga civilização maia é reconhecida em todo o mundo, principalmente pela precisão de seus cálculos matemáticos, o conhecimento que transcendeu o tempo e ainda pode ser vistos na perfeição de suas construções e na complexidade de seu calendário.

Foto via Flickr Dennis Jarvis

Foto via Flickr Dennis Jarvis

Do ano 2000 a. C até 1546 d. C aproximadamente, os maias deram forma a uma civilização cujos trabalhos arquitetônicos são a parte mais tangível de nosso patrimônio: até hoje se preservam enormes palácios, murais ricos em detalhes, importantes centros cerimoniais e vestígios dos centros urbanos.

Tulum é um antigo porto comercial e uma cidade emuralhada que foi construída em sua maioria, durante o período Pós – Clássico. Entre outras funções, foi um importante centro de observação astronômica, e ainda nos dias de hoje éum cenário privilegiado para observar as estrelas ou celebrar os equinócios e solstícios.

A mais icônica das suas estruturas chamada “O Castelo”, encontra-se na beira de um escarpado desde onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar. Este é, sem dúvida, o canto mais fotografado da região. Todos os domingos, os turistas locais que mostrarem sua identificação terão acesso gratuíto; no entanto, se você preferir evitar as aglomerações, a melhor opção é ir numa terça-feira de manhã.

No extremo sul do sítio arqueológico, localiza-se uma das praias mais aprazíveis da riviera. Aqui você não encontrará hotéis de 500 quartos nem uma grande infraestrutura; muito pelo contrário, você poderá alugar cabanas luxuosas ou campestres, dependendo dos seus gostos e seu orçamento.

Foto via Flickr Scott Ingram

Foto via Flickr Scott Ingram

Algumas contam com um gerador elétrico que é desligado por volta da meia-noite, isso será um grande estímulo se você estiver procurando paz e silêncio. Este povo também é ótimo para explorar a região sul da Riviera Maya. Muito perto, encontra-se a zona arqueológica de Cobá. Tulum se localiza ha 70 quilômetros ao sul de Playa del Carmen. Você pode chegar facilmente de carro; assim mesmo, têm linhas de ônibus que cobrem o trajeto entre ambos os destinos várias vezes por dia.

Como chegar

O aeroporto mais próximo é o de Cancún, a 120 quilômetros de distância.

Onde ficar

Grand Riviera & Grand Sunset Princess, em Playa del Carmen
princess-hotels.com

Hotel Latino

hotellatinotulum.com

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ ArturoLavin

Comentários