logo

Telefone: (11) 3024-9500

Expedia aponta tendências para viagens em 2016 | Qual Viagem Logo

young man in airport and airplane in sky

Expedia aponta tendências para viagens em 2016

25 de maio de 2016

A Expedia.com.br, site local de uma das maiores agências de viagens online do mundo, divulgou recentemente o recorte nacional do relatório “Preparando para a decolagem: Perspectivas de viagens para 2016”, que analisa os dados de viagens aéreas em todos os países em que a Expedia está presente. Produzido em parceria com a Airlines Reporting Corporation (ARC), o estudo já está em sua segunda edição e traz conclusões importantes para ajudar no planejamento dos turistas.

Um dos principais destaques do levantamento, que analisou dados referentes a mais de 10 bilhões de voos comerciais no Brasil e em mais de 70 países, é que, em geral, o melhor momento para comprar bilhetes na classe econômica para viagens domésticas por aqui é com mais de 21 dias de antecedência.

O estudo também mostra que entre outubro de 2014 e outubro de 2015, os preços globais de bilhetes aéreos diminuíram em média 10% e reforça uma tendência: nos finais de semana aumentam as chances de encontrar os melhores preços de passagens aéreas, devido à corrida das companhias por ofertas mais agressivas.

Além disso, o estudo também levantou as melhores datas para compra de bilhete em voos internacionais, considerando destinos em diversos continentes. Para quem voa do Brasil para os EUA, por exemplo, o prazo ideal para reservar o voo é com até 168 dias de antecedência, o que gerar uma economia de até 50%. Só para ter uma ideia, analisando viagens apenas dentro da América do Norte, o estudo mostra que o melhor prazo para encontrar boas tarifas é por volta de 57 dias antes da viagem, podendo-se obter uma economia média de 10%. Confira abaixo as melhores datas para compra de passagens aéreas em voos internacionais (em classe econômica):

Airplane flying above tropical sea at sunset

Foto por iStock / Iryna_Rasko

Brasil para a Europa: 165 dias de antecedência, para economizar até 20% do valor total do bilhete.

Brasil para Caribe: 174 dias de antecedência, para economizar até 30% do valor total da passagem.

Brasil para a Ásia: 166 dias de antecedência, para economizar em média 15% do valor total da passagem.

Brasil para o Oriente Médio e África: 152 dias de antecedência, para economizar até 15%, ou mais, do valor total da passagem.

Brasil para a América do Sul: 173 dias de antecedência, para economizar em média 25% do valor total da passagem.

Brasil para América do Norte: 166 dias de antecedência, para economizar até 50% do valor total da passagem.

De qualquer forma, a Expedia lembra que a compra antecipada não é o único fator a ser considerado. Durante anos, viajantes e especialistas da indústria tem investigado e questionado sobre o melhor dia da semana para ofertas de aéreos. Em relatórios anteriores, Expedia e ARC chegaram a sugerir que terça-feira seria o melhor dia. Mas para 2016 a tendência é que os melhores preços se concentrem nos finais de semana, que é quando as grandes promoções das companhias aéreas tendem a acontecer.

Com base no período analisado, que foi de outubro de 2014 a outubro de 2015, espera-se que 2016 seja um ano bom para os que desejam viajar economizando.  Globalmente, o relatório revelou que os preços de bilhetes aéreos diminuíram quase 10% (ano x ano), com as maiores quedas em julho e agosto de 2015. Olhando para destinos específicos das rotas estudadas, a Europa é a região que oferece as tarifas aéreas mais baixas para quem deseja viajar entre os países do velho continente.

Independentemente do destino escolhido pelos viajantes, ao montar o seu próprio pacote – adicionando o voo, carro, ou hotel e reservá-los ao mesmo tempo -, é possível economizar muito mais. Baixe uma cópia gratuita do “Preparando para a decolagem: Perspectivas de viagens para 2016”, em Expedia Viewfinder™ Travel Blog.

Mais informações em: expedia.com.br

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Peshkova

Comentários