logo

Telefone: (11) 3024-9500

Estoi tem charme dos tempos antigos no Algarve | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Lux Blue

Estoi tem charme dos tempos antigos no Algarve

7 de novembro de 2018

Já não é novidade que quem visita o Algarve se encanta com suas belas praias. Mas além desse clima litorâneo que vem cativando turistas do mundo inteiro, essa região ao sul de Portugal guarda algumas relíquias ainda pouco conhecidas. Estoi, por exemplo, é uma pequena vila a apenas 10 quilômetros de Faro, mas que concentra poucas e boas atrações para um roteiro curto e cheio de charme.

Foto por Istock/ Adrian Wojcik

Foto por Istock/ Adrian Wojcik

A cidade tem pouco menos de quatro mil habitantes e reúne três principais atrações: a Igreja Matriz, o Palácio de Estoi e as Ruínas Romanas de Milreu. Nessa própria sequencia, o lugar formou uma rota simples, porém especial, pois retrata com maestria o Algarve dos tempos antigos, menos badalado, e 100% tradicional.

A Matriz teve sua fundação no século 15, mas passou por restauração em 1755, após um terremoto e chama a atenção principalmente pelo material utilizado em sua estrutura: altares e objetos foram construídos com madeiras de antigas embarcações.

Foto por istock/ Thomas_Marchhart

Foto por istock/ Thomas_Marchhart

Já o Palácio atrai os olhares dos visitantes desde a primeira vista. Com uma fachada rosada, belos jardins e fontes, a construção do século 19 é uma das mais preservadas do Algarve em estilo rococó. Depois de restauração, o palácio foi transformado em um luxuoso hotel. Além da estrutura que guarda importantes resquícios do passado, o espaço é uma ótima desculpa para ficar um pouco mais na vila.

Foto por Istock/ Lux Blue

Foto por Istock/ Lux Blue

São acomodações e serviços cheios de sofisticação, além de spa e um restaurante especializado nas tradicionais cataplanas, o prato típico da região, herdado dos mouros.

Por fim, a Vila Romana de Milreu data do século 1 e foi construída originalmente como um acampamento agrícola. Anos depois, foi convertida em uma luxuosa vila e, hoje, é considerada uma das mais preservadas do país. Lá, é possível observar o aspecto arquitetônico da vila, com a luxuosa residência senhorial, termas, lagares de azeite e de vinho e instalações agrícolas, revelador do estilo de vida de uma família de elevado estatuto social e político. Integra este conjunto um templo de inícios do século 4, cristianizado no século 6 e usado como cemitério no período islâmico até ao século 10, que se mantém conservado até ao arranque das abóbadas e onde se destaca um conjunto de mosaicos do revestimento mural do pódio.

Foto por Istock/ AngeloDeVal

Foto por Istock/ AngeloDeVal

Nas ruínas fizeram-se importantes achados arqueológicos como: mosaicos de temática predominantemente marinha, mármores e cerâmicas diversas, estuques pintados e esculturas que decoravam os interiores e os jardins.

Depois de visitar os principais atrativos de Estoi, vale a pena curtir um fim de tarde entre seus restaurantes e bares ao ar livre, vendo a vida passar lentamente como nos tempos antigos.

Foto por Istock/ sergoua

Foto por Istock/ sergoua

Estoi é facilmente acessada de carro ou ônibus a partir de Faro, portanto, vale a pena inclui-la em uma road trip pela charmosa região do Algarve.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ Lux Blue

Comentários