logo

Telefone: (11) 3024-9500

Enoturismo no México: estado de Guanajuato tem circuito do vinho | Qual Viagem Logo

img_1740

Enoturismo no México: estado de Guanajuato tem circuito do vinho

5 de julho de 2019

Quanto à produção de bebidas, o México é logo associado à tequila e ao mezcal. Mas, no centro do país, onde impera o tempo seco em boa parte do ano, grande incidência solar e um solo de qualidade para o cultivo das uvas, as vinícolas aparecem como uma nova tendência. O estado de Guanajuato surpreende ao abrigar quase duas dezenas de vinícolas e um recém-estabelecido circuito do vinho.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

As vinícolas encontram-se por todo o estado, nas cidades de Dolores Hidalgo, San Miguel de Allende, San Francisco del Rincón, Salvatierra, San Felipe e Guanajuato. Como a produção local ainda é bem recente e artesanal, as vinícolas são em estilo boutique e oferecem uma experiência mais personalizada aos visitantes.

Cuna de Tierra

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Localizada na histórica Dolores Hidalgo, entre San Miguel de Allende e a cidade de Guanajuato, a Cuna de Tierra foi a primeira vinícola de Guanajuato. Pioneira na região, teve seus primeiros vinhos comerciais em 2008. Ainda em pequena escala, produz atualmente oito rótulos de alta qualidade.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

A Cuna de Tierra oferece diferentes experiências aos visitantes, sendo que todas incluem tour guiado pelos vinhedos, caves e áreas de produção, além de visita à Torre de Tierra. Na parte superior dessa torre, que fica no meio da plantação, é possível admirar toda a beleza do amplo vinhedo de mais de 30 hectares – uma visão inesquecível.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Erguidos em 2013, a nova área de produção e o centro de visitantes da Cuna de Tierra são construções modernas em estilo industrial e rústico, que já venceram prêmios de arquitetura no México. Outras experiências disponíveis incluem degustações com tábua de queijos e frios e refeições harmonizadas. As visitas à vinícola são sempre mediante reservas e apenas para pequenos grupos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Mais informações em: cunadetierra.com e guanajuato.mx

Texto por: Patrícia Chemin

A jornalista viajou a convite do Newlink Group para a cobertura do Tianguis Turístico México 2019, com apoio da Secretaría de Turismo del Estado de Guanajuato e com a proteção do seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários