logo

Telefone: (11) 3024-9500

Encantos naturais da Costa Oeste: três lugares para explorar | Qual Viagem Logo

Looking out from a small cave at  Gantheaume Point  Broome  Western Australia at sunset. This is the location of the famous Gantheaume Point Dinosaur footprints but they can only be seen at low tide.

Encantos naturais da Costa Oeste: três lugares para explorar

8 de dezembro de 2017

A costa oeste da Austrália não tem muito luxo, nem arranha céus e muito menos ruas lotadas de gente, pelo contrário. A atração principal por lá é a natureza, que se mostra esplendorosa de diferentes formas. Famosos por seus longos dias de sol, o visitante pode aproveitar a cidade de diversas formas, inclusive em um cruzeiro, passeio de helicóptero, vinícolas, praias e minas de ouro – sensacional, não?

Motorboat floating in small turquois Bay (Fish Hook Bay) on Rottnest Island, Western Australia

Foto por iStock / J_Knaupe

Kimberly, ao norte, é dona de cenários rústicos repleto de cachoeiras, formações rochosas e minas de diamantes. No litoral noroeste, surge Ningaloo, um magnífico recife de corais e paraíso dos mergulhadores, frequentado por raias-manta, baleias-jubarte e tubarões-baleia. No sudoeste, estão a Rottnest Island, um santuário da vida selvagem, e a Wave Rock, uma imensa escultura natural de pedra em forma de onda do mar. E por fim, Perth, que é bem tranquila e acolhedora do que as metrópoles do outro lado do país.

Perth esbanja beleza universitária e sossego

Começando por Perth, a mais genuinamente australiana e também a menor das cidades, é o destino certeiro para quem busca sossego. Por lá, pode-se navegar pelo Rio Swan, fazer piqueniques nas praias ou um drinque ao pôr do sol, pedalar e até passear pelo charmoso e pequeno porto, da era vitoriana que abriga cafés e restaurantes. Mas, não se engane pela aparência de Perth.

View of Perth City Centre and Barrack Steet Jetty from Swan River at Sunset, Western Australia

Foto por iStock / AlbertPego

Sossegada, porém não parada, as cinco universidades locais explicam o agito que a cidade pode ter em alguns momentos e o quão cheio de jovens ela é. O surfe (nas praias de Scarborough e Trigg Island) e os bares (Northbridge e no porto de Fremantle) são as paradas principais e mais visitadas por eles. Os apreciadores de cervejas poderão visitar o porto de Frementle, conhecido também por servir as melhores cervejas artesanais de toda a Austrália.

Hanging rock in Western Australia

Wave Rock – a maior onda. Foto por iStock / Totajla

Já os destaques, ficam por conta da Rottnest Island, com natureza intocada, ar puro, lagoa salgada e animais exóticos; a Wave Rock, a 332 km de Perth, com uma famosa onda moldada pelas águas da chuva; e a região de Margart River, com os vinhos premium mais renomados do mundo e uma centena de vinícolas.

Recife de Ningaloo: riqueza marinha da Costa Oeste

A Austrália guarda um tesouro submarino no norte da Costa Oeste. Com suas águas cristalinas, Ningaloo é um verdadeiro convite para mergulhadores, que poderão ver os peixes de várias espécies e cores, como as raias-mantas, baleias-jubarte e tubarão-baleia, que não são raros de se encontrar.

Tagged Whale Shark with Cobia on the Ningaloo Reef, Exmouth, Western Australia

Foto por iStock / indianoceanimagery

Quem visitar esse pedacinho, com certeza terá a oportunidade de nadar ao lado de um tubarão-baleia (não se espante, eles só têm tamanho). Claro que todo cuidado é pouco, mas a elegância e o encanto dele ao seu lado, fala muito mais alto e não dá para resisti à uma voltinha ao lado do maior peixe do planeta. A experiência dispara cargas tão altas de adrenalina que o mergulhador sente o corpo inteiro anestesiado.

Kimberley e suas paisagens épicas do deserto

Marcada pelo deserto ao sul e pelo Índico ao norte, Kimberley é uma das regiões mais remotas e intocadas da Austrália. No litoral, as praias têm areais claras e são boas para nadar; no interior, árido e vermelho, surgem desfiladeiros, cavernas, formações rochosas e quedas d’água (como King George e Mitchell Falls).

The Bungle Bungle range is part of the Purnululu National Park, Western Australia.  These bee-hive formations are made of sandstones and conglomerates.   Aerial view of this World Heritage listed site

Cadeia de Bungle Bungle. Foto por iStock / Heather Rose

Os principais destaques ficam por conta da Cadeia Bungle Bungle, descoberta somente na década de 80; as pedras preciosas em Broome, que são donas de minas de diamantes de diversas cores; e os cruzeiros e passeios de helicópteros, que são as melhores formas de explorar as formações rochosas e cachoeiras.

Onde se hospedar

Em Perth: The Richardson Hotel & Spa e COMO The Treasury

Em Ningaloo: Sal Salis e Ningaloo Reef Resort

Em Kimberly: Moonlight Bay Suites e Lakeside Resort Kununurra

Texto por: Caroline de Oliveira, com informações de Teresa Perez Tours

Foto destaque por iStock / Bruce Aspley

Comentários