logo

Telefone: (11) 3024-9500

Embarque em direção à renovada Ilha Gorriti, no Uruguai | Qual Viagem Logo

uruguay-natural-ministerio-de-turismo-2

Embarque em direção à renovada Ilha Gorriti, no Uruguai

7 de fevereiro de 2018

Localizada em frente ao luxuoso balneário de Punta Del Este, a Ilha Gorriti tem 21 hectares que podem ser percorridos a pé. Sua paisagem natural tem uma grande floresta de pinheiros, eucaliptos e tamarizes (pequenos arbustos africanos), que proporcionam o ambiente perfeito para relaxar e descansar.

Para chegar lá, basta pegar uma embarcação que sai do porto de Punta Del Este a cada meia hora: o trajeto leva apenas 15 minutos. Gratas surpresas esperam pelo visitante, que ao desembarcar poderá veranear na popular Playa Honda. O local possui infraestrutura completa para diversão e lazer durante todo o dia. Outra das maravilhas da ilha é o Puerto Jardín, onde os barcos chegam para a prática de esportes náuticos. Veleiros e iates atualmente aportam ali, ao invés do porto do luxuoso balneário.

Além das suas belezas naturais, Gorriti é protagonista de grandes histórias. Em outra época, foi uma antiga prisão que tinha um cemitério chamado “de los ingleses”, era lugar frequente de piratas. Foi declarada Patrimônio Histórico Nacional e, nessa temporada de 2018, o Ministério de Turismo junto ao departamento de Maldonado inaugurou a sinalização que destaca a sua história. A pequena faixa de terra agora conta com novas placas informativas para turistas.

A primeira referência escrita da ilha data de 1516, figura no diário de viagem de Juan Díaz Solís. O primeiro nome do lugar – de Las Palmas – data de 1526 e referia-se às palmeiras que ali existiam. Em 1771, passou a ser chamada por seu atual nome, devido ao capitão de Montevidéu, o espanhol Francisco Gorriti, que esteve preso na ilha por um ano por um problema político: se recusou a colaborar com uma expedição militar contra charrúas e minuanes. A prisão foi tão famosa, que hoje a ilha leva seu nome.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Uruguay Natural / Ministério de Turismo

Comentários