logo

Telefone: (11) 3024-9500

Em Takayama, descubra tradições japonesas e vilas históricas | Qual Viagem Logo

Takayama, Japan - April 29, 2012: Visitors enjoy cherry blossom on April 29, 2012 in Takayama, Japan. Takayama is among top 25 tourism destinations in Japan according to Japan-Guide.com.

Em Takayama, descubra tradições japonesas e vilas históricas

19 de julho de 2017

Entre as altas montanhas da Ilha de Honshu, no Japão, está Takayama, um dos destinos mais singulares do interior do país. Na Cidade Velha (“Sanmachi”) e em vilarejos nos arredores, foram preservadas antigas construções do período Edo (entre os séculos XVII e XIX), que hoje abrigam lojas, restaurantes, museus e até destilarias de saquê. O resultado é uma cidade charmosa que possibilita um vislumbre do passado.

Foto por iStock / pius99

Foto por iStock / pius99

O destino também é chamado de Hida Takayama, para diferenciá-lo de outras cidades com nome parecido. Antigamente um destino quase isolado pelo difícil acesso e os invernos rigorosos, hoje a cidade tem ganhado cada vez mais popularidade, principalmente entre os turistas estrangeiros que querem conhecer mais sobre as tradições japonesas. Sua atmosfera lembra um pouco Kyoto.

Foto por iStock / pius99

Foto por iStock / pius99

Além dos saquês produzidos em Takayama – que são de alta qualidade graças à pureza das águas da região –, vale conhecer os ryokans, tradicionais hospedarias do Japão, onde, entre outras particularidades, os visitantes dormem sobre tatames. A cidade também realiza um festival muito famoso no Japão, o Takayama Matsuri, que celebra a chegada da primavera (em abril) e do outono (em outubro). Nesse que é um dos eventos mais bonitos do país carros alegóricos ricamente decorados como grandes templos atravessam as ruas da cidade.

Foto por iStock / Korkusung

Foto por iStock / Korkusung

A dica é explorar o centro histórico a pé, lugar repleto de casas de madeira e ruas estreitas. Descubra o artesanato local e experimente a comida típica da região, como a carne Hida-gyu (que possui uma qualidade tão alta quanto o “Kobe beef”) e o Mitarashi Dango (bolinhos de farinha de arroz cozidos com shoyu). Takayama também abriga lindos templos, fontes de águas termais e as ruínas do antigo Castelo de Takayama.

Foto por iStock / ClaudineVM

Foto por iStock / ClaudineVM

Outra atração imperdível é o vilarejo de Hida, que conserva um dos poucos núcleos de arquitetura gasshô que ainda existem no Japão. São casas de madeira com o telhado bem inclinado e coberto por uma espécie de palha, adaptados para a neve. O mesmo estilo pode ser encontrado em outros dois vilarejos históricos e rurais nos arredores de Takayama: Shirakawa-go e Gokayama. Ambos estão na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.

Foto por iStock / MrNovel

Foto por iStock / MrNovel

Como chegar

A United, a Air France e a KLM oferecem voos entre São Paulo e Tóquio com uma escala. A partir da capital japonesa, você pode chegar ao destino de carro ou pegar um trem passando por Nagoya. Takayama fica a 300 km de Tóquio.

Onde ficar

Sumiyoshi Ryokan

Hoshokaku

Takayama Green Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / tupungato

Comentários