logo

Telefone: (11) 3024-9500

Em reserva aborígine, hotel oferece experiência autêntica | Qual Viagem Logo

img_6371

Em reserva aborígine, hotel oferece experiência autêntica

7 de novembro de 2017

Hotel boutique quatro estrelas em Québec, no Canadá, o Hôtel-Musée Premières Nations alia uma hospedagem exclusiva à cultura indígena local. Localizado a apenas 15 km do centro histórico da Cidade de Québec, o hotel está dentro da comunidade Wendake, reserva aborígine do povo Huron-Wendat.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Só na província de Québec há 55 reservas de 11 povos indígenas diferentes, chamados no país de Primeiras Nações (“First Nations”, em inglês, ou “Premières Nations”, em francês). Wendake é a única reserva Wendat do Canadá, com cerca de 1.500 habitantes – todos descendentes do povo nativo. Dentro de sua área de 3 km², as construções são iguais a qualquer outro vilarejo canadense, mas alguns lugares foram estabelecidos para preservar a cultura Wendat.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Um deles é o Hôtel-Musée Premières Nations, aberto em 2008 e administrado pela comunidade de Wendake. A ideia inicial era instalar um museu dedicado aos povos aborígines de Québec. Mas, para atrair mais turistas e possibilitar a manutenção do empreendimento, foi incluído o hotel no projeto. O resultado foi um estabelecimento que tem sucesso em resgatar as tradições do povo Wendat de uma forma moderna, única e autêntica.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Por todo o hotel, há muitos trabalhos artesanais feitos por artistas indígenas. A própria arquitetura do Hôtel-Musée Premières Nations lembra a moradia típica dos Wendat há séculos atrás, chamada de “maison longue” (algo como “casa longa”). Mesmo assim, toda a estrutura do hotel, tanto por dentro quanto por fora, é bem moderna.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Em meio a muitas árvores, o hotel possui 55 quartos de estilo contemporâneo, todos com vista para o Rio Akiawenrahk. Inclusive, margeando o rio, há uma pequena trilha que rende uma agradável caminhada. O restaurante La Traite oferece um cardápio de gastronomia refinada com influências dos povos aborígines, além de mesas em um belo terraço ao ar livre. Há também uma piscina coberta, academia e o Centre Nation Santé-Spa, com tratamentos como massagens e banhos nórdicos.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Integrado ao hotel está o Museu Huron-Wendat, que preserva toda a herança cultural do povo Wendat através de vários objetos históricos. Para aprender ainda mais sobre como era a vida dos primeiros habitantes de Québec, ao lado do museu está a Maison Longue Ekionkiestha, uma representação perfeita da “casa longa” dos Wendat. Hóspedes do Hôtel-Musée Premières Nations tem 50% de desconto na entrada do museu. Há uma loja de presentes na saída.

Foto por Patrícia Chemin

Foto por Patrícia Chemin

Hôtel-Musée Premières Nations

5, Place de la Rencontre – Wendake, Québec, Canadá

Mais informações em: hotelpremieresnations.ca

Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite do Destination Canada para participar do evento GoMedia Canada, em parceria com Québec City Tourism e QuébecOriginal, e com a proteção do seguro-viagem da GTA – Global Travel Assistance.

Foto destaque por: Patrícia Chemin

Comentários