logo

Telefone: (11) 3024-9500

El Jadida guarda cidadela portuguesa no Marrocos | Qual Viagem Logo

The Portuguese citadel of Mazagan, El Jadida, Morocco

El Jadida guarda cidadela portuguesa no Marrocos

28 de março de 2017

Que o Marrocos guarda incríveis destinos turísticos, como Marrakesh, Casablanca, Rabat e Fez, com medinas históricas e outros tantos monumentos, isso muitos sabem. Mas ainda há outros lugares menos conhecidos a serem explorados, como El Jadida. Localizada no litoral, a 100 km de Casablanca, a cidade já foi uma possessão portuguesa, entre os séculos XVI e XVIII.

The Portuguese citadel of Mazagan, El Jadida, Morocco

Foto por iStock / AlbertoLoyo

Nessa época, o local era chamado de Mazagão. Depois, mudou de nome para Mazagan durante a colonização francesa e, hoje, é mais conhecida como El Jadida. As principais construções portuguesas que restaram da antiga Mazagão estão junto ao mar, numa cidadela fortificada com muralhas e ameias medievais.

Lá dentro, é possível encontrar a Igreja da Assunção (de estilo manuelino), hotéis, lojas e até restaurantes portugueses. Mas o que mais chama a atenção é um sistema de cisternas subterrâneas, com uma estrutura em pedra com arcos e colunas.

Portuguese Cistern in El Jadida, Morocco

Foto por iStock / javarman3

Graças ao bom nível de conservação, a cidadela de Mazagão ganhou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. El Jadida pode ser um bom passeio para quem está a caminho de Marrakesh, localizada 200 km ao sudeste.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / AlbertoLoyo

Comentários