logo

Telefone: (11) 3024-9500

Ecoturismo é tendência para viagens mais seguras em 2021 | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ Luciano_Queiroz

Ecoturismo é tendência para viagens mais seguras em 2021

26 de fevereiro de 2021

De acordo com a agência virtual de turismo ViajaNet, que monitorou o volume de buscas e de venda de passagens aéreas nacionais durante o ano passado e no começo de 2021, há uma nítida mudança nos hábitos dos turistas, apontando que as viagens ecológicas se destacam por ser uma alternativa mais segura aos brasileiros durante o período de pandemia. 

 Segundo o acompanhamento do ViajaNet, o Brasil é um dos principais países no ranking de ecoturismo e se tornou uma das principais opções para os viajantes que buscam por dias de descanso longe de casa e ao mesmo tempo mantendo a segurança. De acordo com o monitoramento, viagens mais rápidas, isoladas e ecológicas, dentro do país, têm sido algumas das grandes mudanças de rota dos brasileiros e esse movimento tem sido percebido desde outubro de 2020. 

Foto por iStock / FernandoQuevedo

Foto por iStock / FernandoQuevedo

Para Gustavo Mariotto, head of marketing do ViajaNet, essa tendência deve permanecer ao longo deste ano. “Além de priorizar medidas sanitárias,  o consumidor tem buscado por viagens com propostas mais sustentáveis e ambientais, e o nosso país se destaca nesse quesito. Devido ao receio em realizar viagens internacionais, a previsão é que o turismo nacional continue crescendo durante o ano, se adaptando, pelo menos por enquanto, para a nova realidade”, analisa.

Também conhecido como ‘’turismo de isolamento’’, essa modalidade tem sido muito cogitada por uma parcela mais cautelosa da população, pois proporciona aos viajantes uma conexão com a natureza, longe de aglomerações e dentro das regras sanitárias.

O ViajaNet destacou seis destinos para a prática de ecoturismo: 

Bonito, MS

Foto por VisitMS/ Divulgação

Foto por VisitMS/ Divulgação

Conhecida como um destino de rios e lagos azuis cristalinos, Bonito não é chamado assim à toa. Conhecido como um dos mais belos pontos turísticos do país, a cidade é ideal para a prática de snorkeling, mergulho e birdwatching.

Chapada Diamantina, BA

Foto via iStock por Agata Fetschenko

Foto via iStock por Agata Fetschenko

O parque nacional localizado na Bahia é um prato cheio para quem ama turismo de aventura. A região é repleta de serras, cânions e de nascentes das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas.

Chapada dos Veadeiros, GO

Foto via iStock por Rafael Serathiuk

Foto via iStock por Rafael Serathiuk

Também caracterizado como parque nacional, a Chapada dos Veadeiros é um cenário de muitos desfiladeiros e formações rochosas de cristais de quartzo.

Foz do Iguaçu, PR

Foto por iStock / lovelypeace

Foto por iStock / lovelypeace

Lar das famosas Cataratas do Iguaçu e da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o destino é um dos cartões-postais mais visitados do Brasil. Situado na fronteira com a Argentina, a região é ideal para quem deseja fazer um bate-volta no país vizinho.

Brotas, SP

Foto via iStock por Andree_Nery

Foto via iStock por Andree_Nery

A Estância Turística de Brotas é famosa por ser um dos lugares mais radicais no interior de São Paulo. Capital do rafting e de esportes aquáticos, a cidade tem como atrativo principal o Rio Jacaré-Pepira. Além disso, há muitas cachoeiras, pontos de tirolesa e eco-parques.

Jalapão, TO

Foto por Istock/ Cleber Macedo

Foto por Istock/ Cleber Macedo

Situado em meio ao cerrado de Tocantins, o Parque Nacional do Jalapão é uma das áreas de preservação da natureza mais bem cuidadas e bonitas do país. Por lá, fervedouros, dunas e cachoeiras são o principal atrativo.

Reflexos da pandemia no turismo

A pandemia causada pelo novo coronavírus continua gerando instabilidade. O setor precisou desacelerar para tentar diminuir a transmissão do vírus e buscar alternativas para manter o faturamento. Depois de meses do decreto da pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o segmento de viagens começou, a passos lentos, ensaiar uma retomada, seguindo rígidos protocolos de distanciamento social e medidas sanitárias.

Mais Informações: www.viajanet.com.br

Texto por Agência com edição de Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Luciano_Queiroz

Comentários