logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dunas e corais: as mais belas praias do Rio Grande do Norte | Qual Viagem Logo

037-parrachos-de-maracajau

Dunas e corais: as mais belas praias do Rio Grande do Norte

22 de dezembro de 2016

Terra de ventos constantes, dunas enormes e mar de alta salinidade, o Rio Grande do Norte é um destino único no Nordeste. Percorrer o litoral potiguar é ter a certeza de encontrar praias deslumbrantes, onde os passeios turísticos acontecem tanto na areia quanto em alto-mar, nos parrachos distantes da costa.

Maracajaú – Maxaranguape

A fama de Maracajaú vem dos parrachos, que são enormes formações de corais mar adentro. Os parrachos de Maracajaú, vila a 50 km ao norte de Natal, estão localizados a sete quilômetros da costa. Em um curto passeio de barco ou lancha, você se encontrará em alto-mar, numa faixa mais rasa e cercado por um verdadeiro labirinto de corais. A profundidade é variável, de acordo com a maré.

A água é morna e cristalina – um cenário digno do Caribe. Por ser uma área de preservação ambiental, tudo é bem controlado para que não aconteçam danos à vida marinha. Coloque uma máscara de mergulho e um snorkel e nade ao lado de peixes coloridos e outros animais mais exóticos, como lulas, moreias e crustáceos. A experiência é inesquecível.

Praia de Galinhos – Galinhos

galinhos

Foto por Emprotur / Divulgação

Galinhos é uma mistura singular de paisagens, com montanhas brancas das salinas, manguezais, dunas móveis de areia clara e fininha e, é claro, um mar azul turquesa. Essa vila de pescadores fica em uma estreita península entre o oceano e um braço do mar, que parece um rio, protegida pelo difícil acesso. A vida por lá é simples, com pequenos restaurantes e pousadas sem grandes luxos. Além disso, não há carros, apenas buggys, pequenos barcos de pesca e charretes.

Ao longo do ano, surgem lagoinhas no meio das dunas de areia macia, muitas delas na ponta da península, próximas ao farol. Como a água é bem salgada, é fácil boiar ali. Também é um ótimo lugar para a prática de kitesurfe. Entre o mangue e o mar, há uma grande diversidade de fauna, com espécies como o peixe-morcego, a garça azul e cavalos-marinhos.

Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso

Localizada na pacata e charmosa cidade de São Miguel do Gostoso, a Praia de Tourinhos é conhecida como a mais bonita da região. Trata-se de uma pequena baía virada para o oeste, o que significa que ali é possível apreciar o pôr-do-sol sobre o Oceano Atlântico. Sua faixa de areia dourada é delimitada por belas formações rochosas.

Na maré alta, aparece a característica mais curiosa de Tourinhos. A água do mar bate nas pedras que estão perto da areia e sobe em um jato. Isso ganhou o nome de “suspiro da baleia”. Para chegar até lá, faça um passeio de buggy a partir do centro da cidade, de preferência ao fim da tarde. É possível avistar ao longe cata-ventos de um parque eólico.

Como chegar

As principais companhias aéreas nacionais têm voos para Natal. Da capital, siga de carro no sentido norte para chegar a Maracajaú e, depois, no sentido oeste para visitar Galinhos e Tourinhos.

Onde ficar

Maracajaú

Hotel Enseada Maracajaú

Pousada Corais de Maracajaú – (84) 3261-6313

Galinhos

Pousada Peixe-Galo

Pousada Brésil Aventure – (84) 3552-0085

São Miguel do Gostoso

Pousada dos Ponteiros

Pousada Mar de Estrelas

Informações turísticas

rnbrasil.tur.br

Texto por: Patrícia Chemin

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Foto destaque por: Divulgação / Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR

Comentários