logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dubai: Viva a experiência da Orlando do Oriente | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ RastislavSedlak

Dubai: Viva a experiência da Orlando do Oriente

19 de junho de 2019

Dubai talvez seja o destino turístico inter­nacional mais surpreendente para todas as idades. Tida apenas como um destino de luxo, para poucos, ou um sonho para casais apaixonados, a cidade revela-se a cada período. Depois do turismo de luxo, já consolidado, vieram os cruzeiros marítimos, que há menos de uma década, iniciaram rotas sur­preendentes para países do Oriente Médio. Logo em seguida, começaram os investimentos de hotéis mais tangíveis em preços, per­mitindo que a classe média pudesse ter mais acesso. Atualmente, o que está na moda são as variadas ofertas de parques e passeios dis­poníveis para as crianças com foco na família.

Visitar Dubai é realmente uma experiência única, a começar pela viagem de avião com a Emirates, considerada a melhor aérea do mundo, que proporciona a melhor e mais enriquecedora experiência a bordo. Tanto nos voos operados pelos A 380 – o maior avião comercial do mundo em operação -, como pelo Boeing 777, o serviço, as refeições, o entretenimento e principalmente a pontualida­de são itens a se destacar.

Explorar os Emirados Árabes Unidos a cada ano é um imenso desafio. Dubai é um dos sete deles. O destino tem tantas atrações que fica difícil focar em uma única reportagem tudo o que se oferta por lá. A maior cidade dos EAU oferece tantas opções de parques e passeios para crianças e adolescentes que mais parece um gigantesco parque de diversões à céu aberto. A cultura é muito diferente da brasileira. Por essa razão, a viagem fica ain­da mais enriquecedora. Ao entrar em contato com hábitos, costumes, gastronomia, modo de vida e religiões do local, os turistas desen­volvem a empatia e aprendem a conviver a diversidade de forma harmônica. Cores, cenários, cheiros, clima, tudo é muito diferente do que usualmente vivemos no Brasil.

Desde o fim do ano passado, Dubai não exi­ge mais visto para turistas de diversos países, entre eles para os brasileiros. A cidade enxer­ga grande potencial econômico nessa área e pretende se tornar de fato um destino de en­tretenimento. Além de possuir o maior par- que de diversões indoor do mundo está fase  de finalização o complexo Dubai Parks and  Resorts, abrigando cinco parques temáticos, dois hotéis e um enorme centro de compras  espalhados por uma área de aproximadamen­te 30m². Com essa mega obra, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos caminha a pas­sos largos para ser a “Orlando do Oriente”.

Além dos grandes investimentos, principal- mente nas duas últimas décadas, Dubai tem acelerado ainda mais obras em função de dois  grandes eventos.

Em 2020, será a sede da Exposição Mundial da Cultura e em 2022, o país vizinho, o Ca­tar, irá realizar a Copa do Mundo, o maior evento esportivo do mundo depois das Olim­píadas. Portanto, o Oriente Médio está abrin­do cada vez mais as suas portas para turistas de todo o mundo e construindo atrações no­vas a cada momento.

Foto por IStock/ Ballun

Foto por IStock/ Ballun

Dubai ficou conhecida como um destino de luxo com os seus mega resorts, hotéis, os maiores shoppings, aliás o maior do mundo também está lá, The Dubai Mall. Com mais de 1200 lojas, 140 restaurantes e cafés e 25 salas de cinema, além de inúmeras atrações  para a criançada. Dentro dele você pode começar o passeio pelo magnífico e surpreen­dente Aquário de Dubai. Tenha paciência, pois para visitar as mais de 20 salas temáticas, você gasta no mínimo 3 horas de passeio.

Lá também você vai encontrar o parque Kidzania, que inclui o Dubai Ice Rink. Mas se você pensa que parou por aí, não se engane. Aproveitando a ida ao Dubai Mall, dê uma passadinha na loja de brinquedos Hamleys. Ela é uma loja de brinquedos incrível e enorme, onde nada está fora dos limites para as crianças. Elas podem brincar com qual- quer coisa que veem por lá.

A foto do painel de acrílico que dá vista para o Dubai Aquarium é uma das mais divulgadas de Dubai. Qualquer um que passa pelos andares térreo, 1 e 2 pode apreciar essa tela viva, mas quem opta por pagar o ingres­so básico (que custa razoáveis AED 70) ganha a experiência de passar pelo túnel submerso de 48 metros de comprimento, que cruza o aquário, e visitar o Zoológico aquático que tem até um gigante crocodilo!

Foto por IStock/ bluebeat76

Foto por IStock/ bluebeat76

A partir das 18h, e de meia em meia hora, há um show das águas dançantes em frente ao Dubai Mall, ao som de músicas árabes e internacionais. A fonte fica em frente ao Burj Kalifa, cercado por bons restaurantes e cafés. Um passeio gratuito, emocionante e que conta com projeções de luzes no prédio mais alto do mundo. Um espetáculo para todas as idades!

Outra dica legal é realizar um tour completo pelas principais atrações da cidade, utilizan­do o Big Bus Dubai. Na praia mais badalada da cidade, em Jumeirah, o Wild Wadi Water é um Parque Aquático fantástico que garante diversão para toda a família. Uma dica é fa­zer um “Day Use”, passar o dia no hotel, curtindo o parque aquático. Na praia de Jumei­rah fica o resort do Wild Wadi Water que é bastante completo. Outros dois passeios são o Aquaventure Water Park e o Dolphim Bai, que possui um gigantesco aquário o The Lost. Todos esses oferecem pacotes de “Day Use”.

Foto por Istock/ JuliaKa

Foto por Istock/ JuliaKa

Outra atração surpreendente é o enorme jardim Miracle Garden. Um passeio delicioso. O impressionante espaço abriga cerca de 45 milhões de flores distribuídas em uma área de 72 mil metros quadrados. São canteiros e topiarias que reproduzem ícones da arquitetura e objetos de maneira a deixar qual­quer um boquiaberto.

A HISTÓRIA INTERATIVA  NO DUBAI MUSEUM  

Conhecer o Dubai Museum, que conta a his­tória da cidade, é uma diversão perfeita para os pequenos. Ele é todo cheio de dioramas que retratam situações do passado e tem até recriações do fundo do mar e do ambiente do deserto – uma sala chega a ter chão coberto com areia! Estando ali perto visite o Merca­do de Joias e Especiarias, atravessando o rio Creek de barco e almoçando num dos res­taurantes típicos.

Foto por Istock/ FevreDream

Foto por Istock/ FevreDream

Uma atração imperdível para todas as ida­des é conhecer o Burj Kalifa, simplesmente o prédio mais alto do mundo e que pode ser vis- to em qualquer ponto da cidade! Experimentem o fantástico elevador que sobe 10m/s e vai até o 124o andar! Uma experiência única. Chegando lá em cima você tem dois miran­tes, três lojas de conveniência, duas cafete­rias, além de ser presenteado com uma vis­ta indescritível de toda a cidade e de parte do deserto que abraça Dubai. O Burj Kalifa tem 165 andares e já estão preparando um mais alto que deverá estar pronto dentro de um ano, junto com a maior roda gigante do mundo. Por onde se olha, há enormes guin­dastes e construções sendo erguidas por Dubai e por todo o país.

O MAIOR PARQUE  INDOOR DO MUNDO 

O Ski Dubai é um inovador parque indoor de neve na cidade que tem temperatura su­perior a 30 graus no inverno, chegando a 52 graus no verão. No parque de neve indoor é possível esquiar, andar de teleférico, tre­nó, fazer snow tubing (descer numa boia, como nos parques aquáticos) ou até encon­trar pinguins de verdade que interagem di­retamente com os visitantes. O parque fica dentro do shopping Mall of Emirates que é um lugar bastante especial para compras e boas comidinhas.

A ORLANDO DO ORIENTE MÉDIO 

Aqueles que buscam um centro de diversões mais completo devem visitar o Dubai Parks and Resorts, que é considerado o maior parque de diversões de Dubai, uma espécie de Disneyland do Oriente Médio. Em vez de  Mickey, Pato Donald, Pateta e cia, quem comanda as atrações são os divertidos personagens Shrek, Kung-Fu Panda, os Smurfs e até os monstrinhos dos desenhos do Hotel Transilvânia e do filme Como Treinar Seu Dragão. Nele estão o Motiongate Dubai, Riverland e Bollywood. Os outros dois parques es­tão em fase final de construção, como tam­bém os hotéis.

Foto por Istock/ Paulo Costa

Foto por Istock/ Paulo Costa

Dubai é tão fantástico em termos de atra­tivos, que você pode visitar o maior parque do planeta, só que esse é o mais natural de todos, o deserto! Realizar um Safári por lá no final da tarde é um passeio imperdível que dura pouco mais de 5 horas realizado num carro climatizado no meio das enormes e brilhantes dunas de areia laranja com direi­to à assistir ao pôr do sol, fazer um passeio de camelo, realizar uma tatuagem de hena, exclusivo para as mulheres, e jantar em ten­das beduínas. Exotismo puro para crianças e adultos! Não deixe de fazer essa experiência que é única e vale cada centavo. Além da paisagem deslumbrante você pode encontrar com bandos de camelos que circulam entre  as dunas no meio do nada, e as ariscas ga­zelas, além de outros animais típicos. Outro passeio impactante a ser feito é o de Balão, no deserto. Fica a uma hora e meia mais ou menos de Dubai. A expedição rumo ao de­serto começa já quase de madrugada, com os carros da operadora fazendo do pick up (gratuito) dos interessados. Por volta das 4h da manhã eles pegam você no hotel e de lá partem para o coração do deserto, bem longe do agito urbano, onde só terá areia. A vista do nascer do sol é fantástica, além de todos poderem conferir o deserto acordando. Uma sensação única, onde a força da nature­za está sempre presente.

Como chegar

A Emirates é a única  companhia aérea com voos diretos a Dubai a partir do Brasil. A viagem tem duração de 14h30. As rotas para São Paulo  são operadas pelas aeronaves A380 e  777-200LR, e para o Rio de Janeiro a- penas pelo Boeing 777-200LR. Outra opção é utilizar os serviços de empresas que voam para as principais capitais da Europa e realizar um voo de conexão.

Onde ficar

Dubai é servido por alguns dos melho­res hotéis do mundo. Mas há boas op­ções na rede hoteleira com tarifas mai­s em conta e com café da manhã. Minha  dica é o Hotel V, da linha collection da Rede Hilton, que oferece uma hospedagem de excelência, com apartamentos claros, grandes, decoração contempo­rânea, café da manhã completo e ex­celente área de lazer. Consulte abaixo outras opções de hospedagem.

Burj Al Arab

Armani Hotel Dubai

Jumeirah Medinat

Al Maha Desert Resort & Spa

Atlantis The Palm

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. O jornalista viajou a convite da Emirates, com cobertura de seguro de viagem GTA.

Foto destaque por Istock/ RastislavSedlak

Comentários