logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dubai: A Orlando do Oriente se prepara para Expo 2020 | Qual Viagem Logo

02/06/2017 View of Burj Khalifa on a beautiful day, Dubai, United Arab Emirates

Dubai: A Orlando do Oriente se prepara para Expo 2020

12 de abril de 2019

Um destino surpreendente que agrada casais, famílias, jovens, melhor idade, crianças e adolescentes. Consegue adivinhar de quem estamos falando? Claro que é Dubai!

Viajar para lá é realmente ter a possibilidade única e gratificante de vivenciar coisas novas. A começar pela viagem de avião com a Emirates, considerada a melhor cia aérea do mundo e que propicia a melhor e mais enriquecedora experiência a bordo. Tanto nos voos operados pelo Airbus A 380 – o maior avião do mundo em operação, como pelo Boeing 777;  O serviço dos comissários, as refeições, o entretenimento a bordo e principalmente a pontualidade dos voos, são itens a se destacar. Recentemente fomos convidados para participar de um roteiro por lá, com foco principal nas atrações para famílias, crianças e jovens. Foi exatamente o que vivenciamos.

Foto via iStock por teamtime

Foto via iStock por teamtime

Embora Dubai esteja muito presente nas mídias brasileiras com bastante destaque, principalmente nessa última década, o destino oferece tantas atrações que fica difícil focar numa única matéria, tudo o que se oferta por lá. A maior cidade dos Emirados Árabes Unidos oferece um cardápio variado de passeios, que vão de parques e roteiros para se fazer com crianças e adolescentes. O destino mais parece um gigantesco parque de diversões à céu aberto.  Existe realmente uma distância enorme entre a cultura brasileira a dos Emirados Árabes. Por essa razão, a viagem fica ainda mais enriquecedora. Ao entrar em contato com os hábitos, costumes, gastronomia, modo de vida e religião local, de maioria muçulmana, os turistas desenvolvem a empatia e aprendem a conviver a diversidade de forma harmônica. Cores, cenários, cheiros, clima, tudo é muito diferente do que usualmente vivemos no Brasil, e nos países da América Latina.

Desde o ano passado, Dubai não exige mais visto para turistas de diversos países, entre eles para os brasileiros. A cidade enxerga grande potencial econômico na área do turismo e pretende se tornar de fato um destino de lazer, gastronomia e entretenimento. Além de possuir o maior parque de diversões indoor do mundo, a cidade está quase finalizando o complexo Dubai Parks and Resorts, abrigando cinco parques temáticos, três hotéis, um enorme centro de compras espalhados por uma área de aproximadamente 28 mil metros quadrados. Com essa mega obra, a maior cidade dos Emirados Árabes Unidos caminha a passos largos para ser conhecida como a  “Orlando do Oriente”.  Ainda em obras mais 3 grandes museus, sendo um deles o Museu do Futuro, em destaque na foto, dois grandes parques públicos, a maior roda gigante do mundo além de novos acessos, vias, rodovias e novas praias por toda a área metropolitana da cidade.

Foto via iStock por ymgerman

Foto via iStock por ymgerman

Além dos altos investimentos realizados em infra estrutura, principalmente nas duas últimas décadas, Dubai tem acelerado ainda mais esses investimentos em função de dois grandes eventos. Em 2020, o destino será a sede da Exposição Mundial da Cultura e em 2022, o país vizinho. o Catar irá realizar a Copa do Mundo, o maior evento esportivo do mundo depois das Olimpíadas. Portanto o Oriente Médio está abrindo cada vez mais as suas portas para turistas de todo o mundo, realizando investimentos contínuos em atrações, infra estrutura e em serviços.

Não é só luxo que vive Dubai. Há muitos atrativos que podem ser visitados de forma gratuita.

Foto via iStock por Ballun

Foto via iStock por Ballun

Dubai ficou conhecida como um destino de turismo luxo com os seus mega resorts, hotéis, os maiores shoppings, aliás o maior do mundo também está lá, The Dubai Mall! Com mais de 1200 lojas, 140 restaurantes e cafés e 25 salas de cinema, além de  várias outras atrações para a criançada. Dentro dele você pode começar o passeio pelo magnífico e surpreendente Aquário de Dubai. ´Tenha paciência, pois para visitar as mais de 20 salas temáticas, você gasta no mínimo 3 horas de duração. Se não desejar pagar a entrada visitando o shopping você pode admirar o robusto aquário que fica visível a todo visitante que transita pelo shopping.

Lá dentro você pode visitar a loja de brinquedos Hamleys Sega Republic, o parque Kidzania que inclui também o Dubai Ice Rink. Mas se você pensa que parou por aí, não se engane. A partir das 18h, de meia em meia hora, há um Show das águas dançantes em frente ao Dubai Mall, ao som de músicas árabes e internacionais. A fonte fica em frente ao Burj Kalifa, cercado por excelentes restaurantes e cafés, um passeio gratuito, emocionante e temprojeções de luzes de led no prédio mais alto do mundo. Um espetáculo para todos, e também gratuito.

Foto via iStock por JuliaKa

Foto via iStock por JuliaKa

Outra dica interessante é realizar um tour completo pelas principais atrações da cidade, utilizando o Big Bus Dubai. Na praia mais badalada da cidade em Jumeirah, o Wild Wadi Water é um Parque Aquático fantástico que garante diversão para toda a família. Uma dica é fazer um Day Use, passar o dia no hotel, curtindo o parque aquático. Na praia de Jumeirah há também o próprio resort do Wild Wadi Water que também é bastante completo e interessante. Outras duas dicas de parque é o Aquaventure Water Park e Dolphim Bai, que também tem um enorme aquário o The Lost , todos esses oferecem pacotes de Day Use.

Outra atração imperdível para todas as idades é conhecer o Burj Kalifa, simplesmente o prédio mais alto do mundo e que pode ser visto em qualquer ponto da cidade! Experimentem o fantástico elevador que sobe 10m/s e vai até o 124 andar! Uma experiência única! Chegando lá no alto você tem dois mirantes, duas lojas de conveniência, duas cafeterias , além de ser presenteado com uma  vista indescritível de toda a cidade e de parte do deserto que cerca Dubai. O Burj Kalifa tem 165 andares, e já estão preparando um mais alto que deverá estar pronto dentro de um ano, junto com a maior roda gigante do mundo. Realmente os investimentos por lá não param. Por onde se olha, há enormes guindastres e construções sendo erguidas.

 Skay Dubai. – Um inovador parque indoor de neve numa cidade que tem temperatura média de 30 graus no inverno e chega a fazer 52 graus no verão.Outra dica de passeio é o shopping Mall of Emirates e dentro dele fica o Sky Dubai, um parque de neve indoor onde é possível esquiar, andar de teleférico, trenó, fazer snow tubing (descer numa boia, como nos parques aquáticos) ou até encontrar pinguins de verdade que interagem diretamente com os visitantes e faz pequenas apresentações a cada uma hora.

Para aqueles que buscam um centro de diversões mais completo devem visitar o Dubai Parks and Resorts que é o maior parque de diversão de Dubai, uma espécie de Disneyland, do Oriente Médio. Fica há meia hora da parte central de Dubai Nova. Em de vez de Mickey, Pato Donald, Pateta e cia, quem comanda as atrações locais são os personagens Shrek, Fiona, Kung-Fu Panda, os Smurfs e até os monstrinhos dos desenhos do Hotel Transilvânia e Como Treinar Seu Dragão. Nele estão o Motiongate Dubai, Riverland e Bollywood. Visite também o parque da Legolândia, que oferece mais de 40 atrações para as crianças, além de uma sala temática toda feita em Lego, destacando os principais pontos turísticos locais, simplemente, maravilhoso. Outro parque deve ser inaugurado até o final do ano, já em fase final de construção, como mais dois hotéis. Dos parques que visitamos o mais diferente de todos é o Bollywwood- que tematiza as grandes produções cinematográficas indianas, com shows diários e construções que lembram as grandes atrações turísticas da Índia.

Foto via iStock por vovashevchuk

Foto via iStock por vovashevchuk

Dubai é tão fantástico em termos de atrativos, que você pode e deve visitar o maior parque do planeta, só que esse é o mais natural de todos, o deserto !  Realizar um Safári alí no final da tarde é um passeio imperdível que dura pouco mais de 5 horas, realizado num carro 4×4 no meio das enormes e brilhantes dunas de areia cor de laranja com direito à assistir ao pôr do sol, fazer um pequeno passeio de camelo, realizar uma tatuagem de hena para as mulheres, jantar em tendas beduínas e ainda assistir a um show de dança do ventre. Exotismo puro para crianças e adultos!  Não deixe de fazer, essa experiência é única e vale cada centavo. Além da paisagem deslumbrante você pode encontrar com bandos de camelos que circulam entre as dunas no meio do nada, e as ariscas gazellas, além de outros animais locais. Outro passeio impactante, é o de Balão, também no deserto. Fica a 1 hora e meia mais ou menos de Dubai. A expedição rumo ao deserto começa já quase de madrugada, com os carros da operadora começam a passar nos hotéis por volta das 4 manhã e de lá partem para o coração do deserto,  bem longe  do agito urbano, onde só terá uma imensidão de areia. A vista do nascer do sol é fantástica, além de todos poderem conferir o deserto acordando. Uma sensação única, onde a força da natureza está sempre presente.

A moeda utilizada no país chama-se Dirham. Sua abreviatura oficial é AED. O câmbio do dólar é igual a 3,85 aed, aproximadamente.  O AED se equipara mais ou menos com o Real.

Com quem ir

Emirates

Foto via iStock por VanderWolf-Images

Foto via iStock por VanderWolf-Images

Voos diários com o A380 e 777 partindo de Guarulhos em dois horários. Há voos diários partindo do Rio de Janeiro tambpem, só que do Galeão, não operam com o A 380, considerada a maior aeronave do mundo em opração.

Onde ficar

Recomendados o Hotel V, da linha collection da Rede Hilton, que oferece uma hospedagem de excelência, com apartamentos claros, grandes, decoração contemporânea, um café da manhã super completo servido até as 10 horas, no restaurantes. Tem uma enorme área de lazer com sauna e piscina, além de academia. No hotel bons espaços para eventos e um centro de convenções anexo, onde acontecem shows imperdíveis.

Clima

O inverno tem temperaturas mais amenas de novembro a abril – Temperaturas variam entre 21 a 30 graus. Cuidado nessa época com as tempestades de areia, o clima é muito seco. De maio a outubro é a temporada de verão. Em julho a temperatura pode variar entre 35 de média e chegar tranquilamente a 48 graus, com sensação térmica de 56. Tenha sempre uma garrafa de água em mãos para se hidratar, e abuse do protetor solar e dos cremes de hidratação.

Outra coisa importante é sempre contratar um seguro de viagem, e assim garantir a sua saúde num destino que fica a 14 horas de voo do Brasil. O idioma oficial é o Árabe, mas em todo o país se fala fluentemente o inglês. Você vai se deparar com uma diversidade de nações que desfilam pelos shoppings, praias, ruas e atrações da cidade. Indianos, paquistaneses, chineses, japoneses, italianos, canadenses, americanos e brasileiros, fazem parte da maioria dos visitantes, mas Dubai abriu-se para o mundo conheça. Uma experiência que vale muito a pena!

Por Cláudio Lacerda Oliva – Enviado especial a Dubai.

O jornalista viajou a convite da Emirates com cobertura e assistência da GTA (Global Travel Assistance)

Imagem Destacada via iStock por FevreDream

Comentários