logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dicas para mulheres que viajam sozinhas | Qual Viagem Logo

woman hiker taking photo with smart phone at mountain peak

Dicas para mulheres que viajam sozinhas

8 de abril de 2016

É cada vez mais comum encontrarmos mulheres que viajam pelo mundo sozinhas. Porém, muitas sentem-se inseguras para fazer isso. A blogueira Lala Rebelo, do blog de viagens lalarebelo.com, viaja sozinha desde os 15 anos de idade e já visitou mais de 55 países. Apesar de já ter passado por situações difíceis, Lala não deixou de viajar desacompanhada. A blogueira apoia e incentiva as mulheres que rodam o mundo sozinhas ou apenas com suas amigas. Mas afirma que é preciso tomar certos cuidados para fazer isso. Confira as dicas da Lala.

Planeje muito a viagem e pesquise bem hotéis e albergues, principalmente no que diz respeito à localização. Tente achar comentários de quem já foi ao mesmo destino, como de amigos e blogs confiáveis. Se tiver o intuito de conhecer gente, procure opções de hospedagem mais jovens, que tenham um bar, por exemplo. Essa é básica: nunca aceite bebida de estranhos.

Seen from behind, a woman is standing with outstretched arms, looking out at the city of Rome at sunset in summer.

Foto por iStock / Central IT Alliance

Tenha sempre um mapa em mãos e uma ideia bem definida do que planeja fazer na viagem, e antes de aceitar qualquer sugestão de programação, pesquise para saber do que se trata. Procure passeios/tours que não sejam privados, para assim estar rodeada de outros turistas, o que é mais seguro e também favorece a socialização. Evite estar em parques e ruas desertas à noite. Conheceu gente nova? Por mais legais que eles pareçam, opte por encontros apenas em lugares públicos, com mais gente ao redor.

Leve vários tipos de meios de pagamento (cartão de crédito, dinheiro vivo, cartão de viagem pré-pago, entre outros) distribuídos em diferentes “esconderijos” (um pouco na carteira, um pouco na mala e algo na famosa pochete interna chamada de “porta-dólar”). Se for roubada e perder tudo, não precisa pedir emprestado a estranhos ou pedir para se hospedar de graça em algum lugar. Existem empresas de envio de dinheiro em minutos espalhadas ao redor do mundo, como a Western Union, e você pode pedir para que alguém da sua família envie a quantia a você.

Tenha cópia dos seus documentos e reservas no e-mail. Antes de partir, deixe seus familiares ou amigos cientes do seu itinerário e os informe de qualquer mudança. Tente se vestir conforme os costumes do lugar. Pesquise como as mulheres se vestem em determinado país para se vestir de acordo, e assim não ofender ninguém. Para quem não tem companhia para viajar, mas não quer estar 100% sozinha, há empresas especializadas em viagens para jovens. A Contiki, por exemplo, é exclusiva para viajantes de 18 a 35 anos.

Dicas por: Lala Rebelo

Texto por: Lala Rebelo e agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / lzf

Comentários