logo

Telefone: (11) 3024-9500

Dicas para alugar um carro em viagens | Qual Viagem Logo

Happy couple going to vacations, loading their car boot with travel suitcases

Dicas para alugar um carro em viagens

1 de abril de 2016

É cada vez mais comum alugar um carro em viagens pelo Brasil e exterior. Viajar com carro traz mais conforto e praticidade ao passeio. Mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que tudo corra bem com a locação, seja qual for o seu destino. Oskar Kedor, diretor da Mobility (mobility.com.br), empresa brasileira especializada em locação de carros, elencou dez dicas básicas para quem está de malas prontas e vai usar um carro alugado.

Antes de alugar, avalie a necessidade e o roteiro da viagem. Isso vai ajudar a definir o tipo de carro mais adequado. Pense quantas pessoas vão viajar, se as distâncias são longas, o tamanho das malas de cada passageiro e se haverá muitas compras ou não. Em caso de roteiros que incluem mais de um país e devolução em uma cidade diferente da usada para retirada, há variação de custo e restrição de modelos de carros em certos países. Informe-se para não ser surpreendido.

iStock_000038490394_Small

Foto por iStock / vvvita

No ato da reserva, confira a diferença de preço entre uma categoria e outra superior. Muitas vezes, por um valor bem pequeno, dá para trocar um carro com motor 1.0 por outro com motor 1.6. Veja se vai precisar de cadeiras para crianças ou acessórios, como pneus para rodar na neve, e faça a solicitação no ato da reserva. Em vários países, a legislação é severa e você nem vai conseguir retirar o carro se não estiver com os acessórios corretos.

Confira as formas de pagamento, opções de parcelamento e compare preços totais. Tarifas de locação de carro incluem coberturas obrigatórias. Prefira os carros com wi-fi para pode usar o GPS do celular e ainda se comunicar com outras pessoas através de aplicativos. O custo compensa a comodidade.

Fique atento ao funcionamento do sistema de pedágio do país onde vai rodar de carro e à forma de cobrança adotada pela locadora para evitar surpresas no cartão de crédito. No Brasil, quem tem Sem Parar pode usar o mesmo número no carro alugado e efetuar os débitos. Mesmo que a locação já tenha sido paga antecipadamente ou o cliente prefira pagar em dinheiro na devolução, será necessário um cartão de crédito para garantir o aluguel. O cartão deve ser internacional se for fora do Brasil. Se não tiver limite disponível, não vai conseguir retirar o carro.

Na retirada do carro, confira se o veículo entregue pertence à categoria reservada e, caso ofereçam upgrade, certifique-se do valor a mais a ser cobrado e avalie se vale realmente a pena. Ao receber as chaves, reserve alguns minutos para verificar o estado do carro, eventuais amassados ou arranhões já existentes. Documente tudo para não ser responsabilizado por eventuais danos. Antes de devolver o veículo, encha o tanque. O valor do combustível cobrado pela locadora é bem mais alto do que o do posto.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Paffy69

Comentários