logo

Telefone: (11) 3024-9500

Destinos no Caribe fora da Zona de Furacões | Lala Rebelo Logo

Isla Perro Grande - San Blas - Panamá

Destinos no Caribe fora da zona de furacões – por Lala Rebelo

11 de setembro de 2017

Por LALA REBELO, do blog LALAREBELO.COM

Quem está acompanhando as notícias provavelmente está triste com toda a destruição que o Furacão Irma está deixando por onde passa. Ilhas caribenhas maravilhosas, cheias de praias com água azul turquesa, super hotéis, restaurantes, comércio local e pessoas queridas, completamente destruídos.

As fotos de St MartinAnguillaSt. BarthPorto RicoRepública DominicanaTurks and Caicos, entre outras ilhas, após a passagem do Irma, são chocantes. A expectativa é que ele chegue logo nas BahamasCuba e no estado americano da Flórida (clique nos nomes para acessar os posts com dicas dos destinos).

rota do furacão irma

Rota do Furacão Irma | Créditos: BBC.com

No ano passado, o Furacão Matthew também não poupou estragos. Cheguei em Exuma (Bahamas) em menos de um mês após a sua passagem, e as marcas ainda eram visíveis.

Mas… Esses furacões são inesperados? NÃO! Existe uma “zona de furacões” (hurricane belt) no Oceano Atlântico (Mar do Caribe, Golfo do México e Estados Unidos), com pré-disposição para a formação desse fenômeno, em uma determinada época do ano (hurricane season), que vai de junho a novembro.

Isso não quer dizer que todas as ilhas do Caribe que ficam dentro dessa zona de furacões serão atingidas anualmente. Na realidade, a chance de você ser atingido por um furacão exatamente no dia e no destino que você está, é mínima.

Porém, sabemos que viagens envolvem sonhos e muito dinheiro e eu SEMPRE RECOMENDO VIAJAR NA ÉPOCA CERTA.

E agora? Você tem férias ou quer viajar de lua de mel para o Caribe justamente de junho a novembro? Calma!! Não precisa cortar a região dos seus planos. EXISTEM DESTINOS CARIBENHOS FORA DA ZONA DE FURACÕES, para os quais você pode viajar o ano inteiro. São eles:

Curaçao faz parte das Ilhas ABC (junto com Aruba e Bonaire) e fica pertinho do litoral da Venezuela. Tem personalidade própria, é descolada… O melhor a fazer é alugar um carro e explorar todas as praias espalhadas ao redor da ilha. Tem para todos os gostos: as mais selvagens e rústicas, as com ótima estrutura de bares e restaurantes, as mais desertas, as grandes, as pequenininhas… TUDO MUITO AZUL TURQUESA. Amei Curaçao porque além das belezas naturais, o centrinho é muito gostoso. Destaque para as casinhas coloridas em estilo holandês, cartão-postal do destino. Faça o combo Aruba + Curaçao (e se tiver tempo, conheça Bonaire também) na mesma viagem.

> Clique aqui para mais dicas de Curaçao.

kenepa grandi curaçao lala rebelo

Praia de Kenepa Grandi, em Curaçao | Créditos: Lala Rebelo

Como disse acima, Aruba também faz parte das Ilhas ABC (junto com Curaçao e Bonaire), e tem clima com média de 27ºC durante todo o ano, quase sem chuvas e completamente fora da zona de furacões do Caribe. Tem hotéis lindos (com muita infraestrutura), praias agitadas, praias calminhas, ótimos restaurantes (amei o Barefoot) e muitas opções de vôos para chegar. Uma das águas mais azuis que já nadei ficava em Aruba, na praia de Mangel Halto. O centrinho foi restaurado e é cheio de lojas. Uma delícia passear por lá.

> Clique aqui para mais dicas de Aruba.

mangel halto aruba lala rebelo

Mangel Halto em Aruba | Créditos: Lala Rebelo

Uma cidade histórica junto ao Mar do Caribe, no norte da Colômbia. Seu centrinho (cidade murada) é espetacular (não à toa, é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO)! E com poucos minutos de barquinho, você pode chegar a praias paradisíacas. Faz calor o ano todo (muito calor) e é fácil chegar de Avianca via Bogotá ou de Copa Airlines via Cidade do Panamá.

> Clique aqui para mais dicas de Cartagena.

cartagena colombia lala rebelo

Pelas ruas da cidade murada de Cartagena, Colômbia | Créditos: Lala Rebelo

O Arquipélago de San Blas é uma comarca indígena que fica na costa caribenha do Panamá, a aproximadamente 2h30 da capital, Cidade do Panamá (carro + barco). Um destino super rústico, onde não há hotéis. A hospedagem é feita em cabanas/barracas nas ilhas ou em veleiro. Fazendo “base” em uma ilha, é possível explorar várias outras de barquinho, com os Kunas (povo indígena “dono” dessas terras). A beleza do lugar é surpreendente. Imagine estar em uma ilhotinha praticamente deserta (dessas de desenho animado) e poder explorar centenas de praias espalhadas pelo Mar do Caribe (são mais de 365 ilhas – uma para cada dia do ano?!). De arrepiar! Já fui 24 vezes.

A melhor época para ir vai de dezembro a abril, não por causa de furacões, mas por causa da probabilidade de chuvas. Mas eu já estive lá em todos os meses do ano e sempre dá para curtir muito.

> Clique aqui para mais dicas do Arquipélago de San Blas.

san blas panama lala rebelo

Em uma das 365 ilhas do Arquipélago de San Blas, Panamá | Créditos: Lala Rebelo

  • BONAIRE

Bonaire é a ilha “B” das Ilhas ABC, a menos conhecida e visitada das três. É mais famosa entre os mergulhadores, porque tem corais lindíssimos ao seu redor e muita vida marinha. Mas apesar do principal atrativo da ilha ser o mergulho (um paraíso!) há algumas praias bonitas também, para quem curte respirar fora d’água (meu caso). A infraestrutura é boa. E por ser um destino pequenininho, é possível conhecer tudo com pouco tempo de viagem. O ideal é ir para a ilha na mesma viagem que for a Aruba e/ou Curaçao (há vôos bem curtinhos ligando esses três destinos – InselAir).

ilha bonaire caribe lala rebelo

Vista aérea de Bonaire | Créditos: Dronepicr

  • LOS ROQUES – VENEZUELA 

O destino mais incrível da Venezuela e, apesar da crise do país, ainda muito visitado por turistas estrangeiros (principalmente porque está a 170km do continente). Um arquipélago rústico, com pousadinhas e restaurantes simples, formado por cerca de 50 ilhas. O mar ali é absurdamente azul turquesa, um verdadeiro paraíso na terra. Para chegar é preciso voar para a capital venezuelana, Caracas, e de lá pegar um pequeno avião até Gran Roque.

los roques venezuela lala rebelo

Los Roques, na Venezuela | Créditos: Peter J. Bury

Apesar de não estarem completamente fora da zona de furacões do Caribe, as ilhas de BARBADOSST. LUCIA (onde fica o fabuloso hotel Jade Mountain, um dos melhores do mundo) e TRINIDAD & TOBAGO são boas opções de destinos para ir durante todo o ano.

pigeon point tobago lala rebelo

Praia de Pigeon Point, na ilha de Tobago – Trinidad & Tobago | Créditos: Lala Rebelo

jade mountain st lucia lala rebelo

Hotel Jade Mountain em St. Lucia, Caribe | Créditos: Lala Rebelo

Para mais dicas de destinos no Caribe e para saber qual a melhor época para viajar para cada um, clique aqui

Por LALA REBELO, autora do blog LALAREBELO.COM.
Instagram: 
@lalarebelo / Facebook: Lala Rebelo Travel Blog

Lala Rebelo
Siga-me

Lala Rebelo

Editora em LALAREBELO.COM
Lala Rebelo, autora do blog LALAREBELO.COM, é de Cuiabá com muitos anos de São Paulo. Já morou em 6 países e viajou para mais de 60, em todos os continentes. É apaixonada por experiências de luxo com profunda imersão cultural, dias ensolarados, praias, piscinas e azul turquesa (#turquesometro). Instagram: @LALAREBELO
Lala Rebelo
Siga-me

Comentários