logo

Telefone: (11) 3024-9500

Destinos alternativos na Mantiqueira sem badalação | Qual Viagem Logo

20090617210044b2_1378

Destinos alternativos na Mantiqueira sem badalação

21 de julho de 2016

Gonçalves, São Francisco Xavier e Pindamonhangaba são roteiros alternativos para quem deseja fugir de outras cidades da Mantiqueira. O inverno é a estação mais charmosa do ano e com ela chegam as esperadas férias de julho. Existem destinos que sempre são lembrados no inverno, como Campos do Jordão e Monte Verde, mas quem está em busca de tranquilidade e menos badalação, e não abre mão das baixas temperaturas, do contato com a natureza, do conforto e de muito charme, pode buscar destinos alternativos.

20090604191314b2_1960

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Gonçalves por exemplo é um desses lugares mágicos e ainda pouco explorados na Mantiqueira. O local reúne pousadas aconchegantes, cachoeiras, gastronomia diferenciada e natureza abundante.

A 2 km do centro de Gonçalves, encontra-se uma das pousadas mais charmosas, com cenário belíssimo e rural. O Solar d’Araucária, proporciona muita tranquilidade e lazer para seus hóspedes, cercado por cachoeiras e montanhas. Ainda, na vizinhança, poderá cavalgar e praticar esportes radicais, como rappel, boia cross, entre outros. A pousada dispõe de um delicioso restaurante, o Nó em Pinho, com serviço à la carte, pratos contemporâneos regionais e vinhos internacionais. Para o seu lazer, oferecem serviços de massagens indianas e shiatsu.

Outro local bastante interessante é o Distrito de São Francisco Xavier, que pertence à cidade de São José dos Campos. Lá existem também pousadas bastante charmosas e tranquilas, muitas das quais não aceitam crianças. Vale a pena conhecer a pousada Pouso do Rochedo que reúne algumas das mais belas trilhas ecológicas onde é possível caminhar por mais de 15 cachoeiras e quedas d’ água. No local também podem ser vistos dezenas de macacos, símbolo da Preservação de São Francisco Xavier.

20090604191226b2_1957

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Aproveite para realizar uma verdadeira terapia visitando a Bruxinhas do Mato, que oferece banhos terapêuticos, massagens relaxantes em meio a um enorme jardim colorido. Para quem procura por esportes radicais, os mais praticados são trekking, escalada, rappel, cascading, mountain bike, boia cross e voo livre. Por ter áreas preservadas e protegidas, é possível fazer o “birdwatching” e admirar os vários tipos de aves no local. Quem passa pela cidade, não pode deixar de visitar picos e mirantes. Um deles é o mirante da Pedra do Porquinho, com uma linda vista e onde se encontra uma imagem de São Francisco.

20090604134823b2_0397

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

No alto do topo de mais de 1.000 metros de altura, em uma área preservada da Serra da Mantiqueira em Pindamonhangaba encontramos a Vila Serra da Luz, que está localizada às margens do Ribeirão Ferraz, no bairro Ribeirão Grande, como é carinhosamente chamada a cidade de Pindamonhangaba, localizada a 160 km da capital paulista.

20090604134122b2_0365

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Inaugurada em junho e estrategicamente localizada a 50 minutos do agito de Campos do Jordão, a pousada conta com belas cachoeiras espalhadas em um sítio de 300.000 m2, onde a natureza exuberante encanta e tem como filosofia a harmonia entre o bem viver e a preservação ambiental.

O projeto da Vila abrange a pousada, um restaurante, um bar, uma oficina de artes, uma praça para realização de pequenas apresentações musicais e artísticas e um herbarium. A pousada é composta por duas vivendas e três lofts suspensos em meio à mata protegida e preservada da Serra, proporcionando uma vista incrível ao som da cachoeira.

imagem_release_705234

Foto por Divulgação / Pousada Vila Serra da Luz

E se não bastassem todos os atrativos naturais, que contam ainda com trilhas que levam às cachoeiras, que são verdadeiros espetáculos da natureza, e a infraestrutura de fitness estrategicamente localizada ao lado de uma dessas quedas d’água, a Vila Serra da Luz conta com o restaurante Tapanhón, um local onde a comida respeita o tempo e a saúde do corpo.

Toda semana a Chef Marta Sarraf prepara um cardápio exclusivo que valoriza a cultura gastronômica do Vale, Litoral e Serra da Mantiqueira, além das regiões rurais da França. Todas as refeições são preparadas com ingredientes frescos, produzidos localmente.

20090604133837b2_0354

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Entre os principais atrativos para os turistas está a Estrada de Ferro, que leva seus passageiros até a cidade vizinha Campos do Jordão e a parada final é o ponto ferroviário mais alto do país, com seus 1.743 metros de altura. Se quer um passeio que alia letras e natureza, o Balneário Reino das Águas Claras é perfeito para isso, decorado com figuras de cerâmica da obra literária de Monteiro Lobato. É uma área de 21 mil m² e muito verde. Outro ótimo lugar para curtir a natureza é o Bosque da Princesa, rodeado de árvores e um lago incrível. Lugares lindos que não podem deixar de ser visitados.

20090817154203b2_1430

Foto por Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Vila Serra da Luz

Endereço: Estrada Antonio Viotti Nogueira de Sá (entrada das Nogueiras), 4400 Ribeirão Grande – Pindamonhangaba, SP

imagem_release_705235

Foto por Divulgação / Pousada Vila Serra da Luz

Reservas: [email protected] / (12) 99121-9399

Mais informações em: facebook.com/VilaSerraDaLuz

Texto por: Caroline de Oliveira e Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por: Miguel Schincariol / Banco de Imagens do Estado de São Paulo

Comentários