logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra Valparaíso: entre cores e morros no Chile | Qual Viagem Logo

Colorful house in Valparaiso, Chile with view on the port. UNESCO World Heritage.

Descubra Valparaíso: entre cores e morros no Chile

4 de agosto de 2017

Cidade portuária a 120 km de Santiago, Valparaíso surpreende pelas cores e pelo cenário urbano – um “caos organizado”. É exatamente aí que está o charme do destino, uma cidade em que as ruas formam labirintos de sobe e desce em morros debruçados sobre o mar. Valparaíso contrasta em tudo com sua vizinha, o balneário de Viña del Mar.

Foto por iStock / SergiiRuchynskyi

Foto por iStock / SergiiRuchynskyi

Muitas das construções do centro histórico são prédios coloniais do século XIX, com fachadas coloridas e bem preservadas. Há ainda ruas estreitas, igrejas, escadarias, funiculares e uma série de mirantes com lindas vistas para a costa. Essa arquitetura única rendeu a essa parte da cidade o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Foto por iStock / pierivb

Foto por iStock / pierivb

Valparaíso é há décadas fonte de inspiração para artistas, como o poeta chileno Pablo Neruda, e um dos destinos mais visitados do Chile. Caminhar pelos “cerros” (os morros do centro) é a principal atividade por lá, principalmente Monte Alegre e Concepción, onde você pode encontrar museus, palacetes, mirantes e restaurantes de frutos do mar frescos.

Foto por iStock / Jeremy Richards

Foto por iStock / Jeremy Richards

Vale também visitar a La Sebastiana, casa onde morou Pablo Neruda, que é hoje um museu; a Praça Sotomayor e os mirantes do Paseo Yugoslavo e do Paseo 21 de Mayo. Os funiculares, além de facilitarem o deslocamento pelo centro, também dão acesso a vistas incríveis para o mar.

Foto por iStock / hbrizard

Foto por iStock / hbrizard

Por sempre ter sido uma cidade movimentada – graças ao porto – e por receber pessoas de todo o mundo, Valparaíso é um lugar de muita personalidade. Há joias escondidas por todos os cantos. Principalmente nos cerros, surgem cada vez mais restaurantes de alta gastronomia (geralmente com preços bem acessíveis), cafés descolados, hotéis boutique, lojas exclusivas, galerias de arte e muito mais.

Foto por iStock / DC_Colombia

Foto por iStock / DC_Colombia

Como chegar

Há voos diretos entre São Paulo e Santiago pela Latam, Gol e Avianca. Pela Latam, também há voos diretos a partir do Rio de Janeiro. Depois, siga de carro até Valparaíso, ou então de ônibus, passando por Viña del Mar.

Onde ficar

Hotel Casa Higueras

Hotel Boutique Sutherland House

Verso Hotel

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / pierivb

Comentários