logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra trilhas imperdíveis em Campos do Jordão | Qual Viagem Logo

The best of Brazil

Descubra trilhas imperdíveis em Campos do Jordão

29 de outubro de 2018

Se a sua escolha nas férias de verão for por dias mais amenos, proximidade com a natureza e distante do agito da praia, Campos do Jordão (SP) é a melhor opção. Para curtir atividades ao ar livre, lembre-se de levar um bom par de tênis na bagagem, sua bicicleta e claro, um smartphone ou câmera fotográfica para registrar os melhores momentos das experiências, já que poderá  aproveitar várias  trilhas disponíveis nos arredores da cidade em meio à natureza, em percursos que podem ser feitos a pé, de bicicleta, passeios a cavalo e também outras mais radicais em quadrículos ou 4×4, entre outros.

Foto por iStock / Celli07

Foto por iStock / Celli07

Para o iniciante, a Trilha da Cachoeira da Galharada, no Horto Florestal, é ideal. O passeio a pé pelos 4,7 km é bem levinho e fácil de fazer, mesmo para quem não tem muito condicionamento. A caminhada é uma delícia para relaxar e curtir a natureza contemplando as araucárias e o verde da mata nativa, além de aproveitar, ao final, para se refrescar nas quedas d’água que dão nome à trilha.

Foto por iStock / Celli07

Foto por iStock / Celli07

Outra boa escolha é a Trilha do Zig Zag, uma das mais famosas da cidade, que pode ser feita caminhando, mas é perfeita para quem vai de bicicleta. De dificuldade média, seu trajeto tem início com mais de 15 km de descida e muitos obstáculos naturais que fazem a cabeça de qualquer piloto. A Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, lugar ideal para se acelerar as pedaladas, finalizando o percurso no Vale do Lageado.

A Trilha da Casa Redonda, conhecida como Alto do Capivari, também aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1700 m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos de rara beleza que valem o esforço inicial da subida.

Para os mais radicais, amantes de mountain bike, a Trilha do Rola Tronco está entre as favoritas. São 23 km entre ida e volta partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari, cujo percurso, desce pela floresta com muitos troncos soltos e raízes lisas que fazem dessa trilha, com grau médio de dificuldade, a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que você já tenha experimentado esse tipo de aventura.

A Trilha das Três Matas também está entre as preferidas pra quem vai de bike. Seu percurso, com 8 km, começa na estrada que dá acesso ao Morro do Elefante. Ao longo do trajeto aparecem outras trilhas que, ao final, se encontram novamente com a principal. O ponto alto do passeio é, literalmente, o visual das pedras, a 1750 m de altitude, local ideal para parar e contemplar a paisagem imperdível antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.

Hotéis como o Toriba e o Vila Inglesa também oferecem passeios e trilhas, mesmo para quem não está hospedado. A AvenToriba, por exemplo, tem percursos aos sábados, por diferentes trilhas na Serra da Mantiqueira.  No Hotel Vila Inglesa pode-se fazer passeios pelas trilhas a pé ou a cavalo, opção disponível também no  Parque Tarundu, palco de muitas outras atividades radicais outdoor.

Seja qual for sua escolha, tenha sempre em mente que o melhor formato é contratar um guia especializado para curtir com segurança e prazer os mais lindos passeios na Serra da Mantiqueira.

Serviço

Campos do Jordão Eventos: organiza passeios e caminhadas individuais ou em grupo acompanhados de guias especializados: (12) 3663-2166

Aventoriba: (12) 3668-5000

Hotel Vila Inglesa : (12) 3669-5000

BikeVille: (12) 3664-3820

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / filipefrazao

Comentários