logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra o mundo subterrâneo da Rota das Grutas de Minas Gerais | Qual Viagem Logo

gruta-rei-do-mato-sete-lagoas-credito-acervo-setur-mg-xara

Descubra o mundo subterrâneo da Rota das Grutas de Minas Gerais

19 de abril de 2017

É no subterrâneo dos municípios mineiros de Sete Lagoas, Lagoa Santa, Cordisburgo e Pedro Leopoldo que estão os maiores tesouros naturais da região. Na chamada Rota das Grutas, os turistas se deparam com um conjunto incrível de mais de uma centena de grutas e cavernas, todas de grande relevância para a paleontologia no Brasil. Esse circuito de ecoturismo fica nos arredores de Belo Horizonte, a cerca de 40 km ao norte da capital mineira.

3o-salao-do-trono-cordisburgo-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

As grutas dessa região começaram a ser estudadas no século XIX, quando se destacaram as expedições do dinamarquês Peter Lund. O cientista se surpreendeu não apenas com as formações geológicas das cavernas, mas principalmente por ter encontrado pinturas rupestres e fósseis de mais de cem espécies de mamíferos, incluindo de seres humanos da pré-história. Por isso, a Rota das Grutas de Minas Gerais é considerada o berço da paleontologia brasileira.

gruta-rei-do-mato-5-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

Em Sete Lagoas, a Gruta Rei do Mato possui um quilômetro de extensão, sendo 220 metros abertos para visitação. Monumento Natural Estadual, exibe inúmeras estalactites e ainda está em processo de formação. Também é possível conferir as pinturas rupestres feitas há oito mil anos. Na cidade, além da gruta, vale visitar o Parque da Cascata, a Igreja de Santo Antônio e a Serra de Santa Helena, ótimo ponto para a prática de voo livre.

sete-lagoas-3-gruta-rei-do-mato-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

Algumas das maiores descobertas paleontológicas do Brasil aconteceram, e ainda acontecem, em Lagoa Santa – foram encontrados ali inúmeros fósseis humanos e Luzia, um dos esqueletos mais antigos da América (possui cerca de 12 mil anos). O considerado primeiro povo do Brasil recebeu então o nome de Homem de Lagoa Santa.

lagoa-santa-3-gruta-da-lapinha-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

Essas descobertas estão associadas ao Parque Estadual do Sumidouro, entre Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Em mais de dois mil hectares, é possível visitar a Gruta da Lapinha (com 500 metros de extensão, 40 metros de profundidade e 600 milhões de anos), o Museu Peter Lund (possui acervo de 80 fósseis encontrados pelo dinamarquês), trilhas com pinturas rupestres, a Lagoa do Sumidouro e o Museu Arqueológico da Lapinha.

7o-salao-dr-lund-2-cordisburgo-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

Já Cordisburgo abriga a Gruta do Maquiné, que possui incríveis 700 metros de profundidade e 72 hectares de galerias subterrâneas. A cidade também é conhecida como o local de nascimento de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores brasileiros e autor de obras como “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”. Há um museu instalado na casa onde ele passou sua infância (Museu Casa Guimarães Rosa) e o Portal Grande Sertão, com esculturas de bronze em homenagem a seu mais famoso livro.

cordisburgo-portal-grande-sertao-credito-acervo-setur-mg-sergio-mourao

Foto por Acervo Setur MG – Sérgio Mourão

Outro personagem ilustre natural da região foi Chico Xavier, que nasceu em Pedro Leopoldo. Quem se interessar por sua história e pelo espiritismo pode percorrer ali o circuito Caminhos da Luz, que inclui a casa onde o médium morou, o centro espírita fundado por ele e outros pontos importantes.

Como chegar

A partir de São Paulo, pegue um voo até Belo Horizonte (Azul, Gol ou Latam) ou siga de carro até a capital mineira pela Rodovia Fernão Dias. De BH, siga pela BR-040 até Sete Lagoas ou pela MG-424 até Pedro Leopoldo. O aeroporto de Confins fica entre Pedro Leopoldo e Lagoa Santa.

Onde ficar

Ramada Lagoa Santa International Airport/Belo Horizonte

Hotel Vila Serrana

Comfort Hotel Aeroporto Confins

Mais informações em: minasgerais.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: Acervo Setur MG – Xará

Comentários