logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra o melhor dos sabores mexicanos | Qual Viagem Logo

Divulgação

Descubra o melhor dos sabores mexicanos

24 de fevereiro de 2017

Com certeza você já provou uma iguaria mexicana. Culinária famosa pelo mundo, alguns ingredientes típicos do país acabaram ganhando notoriedade internacional e também na mesa de muitas famílias. Conhecido pelos seus sabores, o país foi sede nos últimos dois anos de um dos maiores eventos de premiação gastronômica, o 50 Best Latin America.

Declarada Patrimônio Cultural Imaterial da humanidade pela Unesco, em 2010, a culinária mexicana é uma mescla de sua história com a tradição espanhola, colocando o México em posição de destaque nessa área. Por isso, separamos alguns ingredientes que farão você viajar pelos sabores:

CACAU

O fruto é um verdadeiro presente do México para o mundo, já que é matéria-prima para o chocolate. O cacau já foi tão valioso que era usado no passado como moeda de troca. Ele cresce nas terras de Chiapas e Tabasco, sendo que neste último estado é possível conhecer as formas de cultivo.

CAJETA

Herança da época colonial, a cajeta é um doce feito de canela, açúcar e leite de cabra fervidos. Seu aspecto é parecido com o doce leite que conhecemos. O lugar onde melhor se prepara esse quitute é na cidade de Celaya, em Guanajuato, já que é lá também um dos principais criadores de gado caprino.

CERVEJA

México é o país latino-americano que mais consome cerveja e, hoje, segue o movimento que opta pela produção artesanal. As cidades de Tecate, Tijuana e Mexicali, ao norte do país, ou na região central do México, chamada Bajío, são os lugares ideais para buscar essas iguarias.

CHAPULINES

Fonte de proteína desde os tempos pré-hispânicos, os chapulines são uma espécie de gafanhoto que os mexicanos costumam comer fritos e servem em saquinhos como se fosse um salgadinho. Você encontra principalmente nos mercados da Cidade do México, Oaxaca e Valle de México.

CHILES

Tradição milenar na cozinha mexicana, as pimentas estão presentes em molhos e pratos internacionalmente famosos, além de receitas que fazem parte da dieta diária das famílias mexicanas. Abundantes e variadas, as pimentas estão por todo o país: desde o picante habanero, produzido em Yucatán, ao jalapeño, originário de Veracruz.

ESCAMOLES

Consumidos no México desde antes da chegada dos espanhóis, os escamoles são ovos de formiga, prato que ficou conhecido como “caviar mexicano”. Eles são colhidos duas vezes ao ano em Guanajuato, Hidalgo, Puebla e Tlaxcala. Renomados restaurantes, como o Pujol, adotaram os escamoles em seu cardápio, que podem ser consumidos fritos na manteiga, por exemplo.

Divulgação

Divulgação

FRIJOL

O frijol, famoso feijão em bom português, é originário do México e já foi usado como tributo em povos que iam sendo conquistado pelos Aztecas. Esse é um dos principais alimentos do país, base para uma variedade de pratos com seus mais diversos tipos, como preto, amarelo e roxo.

MILHO 

O milho é a base de sustento do país – dele nada se desperdiça. Suas folhas para envolver tamales, enquanto seus grãos são utilizados como fonte de alimento em diversos pratos, como as tortillas, e também em bebidas. Os fungos que aparecem na espiga são uma delícia conhecida no México como huitlacoche.

MOLE

Esse é sem dúvidas um dos pratos mais representativos da cozinha mexicana. São séculos de sincretismo culinário presentes nas mais variadas receitas que utilizam o mole, que nada mais é do que molho. Podem ser de vários sabores. Um dos mais conhecidos é o mole negro.

TEQUILA e MEZCAL

Enquanto a tequila é produto da fermentação do agave azul, o mezcal é obtido por meio da destilação de diferentes plantas de agave e sua produção é mais artesanal. Se for tomar uma tequila, saiba que ela só pode ser mexicana. Nenhuma bebida produzida a partir do agave pode ser etiquetada como tequila se for produzida fora do México.

TAMALES

México sem tamales não é México. Os de Chiapas Oxaca e Michoacán são os mais famosos do país, ainda que existam em todas as partes. Feito à base de milho, podem ser doces ou salgados e são cozidos a vapor em folhas de banana ou de milho.

PULQUE

Consumida desde os tempos pré-hispânicos, o pulque é uma bebida alcoólica feita do suco fermentado do agave. O auge de sua produção foi na época do Porfiriato, período em que haviam muitas fazendas produtoras, localizadas principalmente em Tlaxcala e Hidalgo – estados que continuam produzindo a bebida, ainda que em menor escala. gastronomia

HUAUZONTLE

Essa é uma planta que cresce no estado do México, Guerrero, Morelos e Tlaxcala. Da família do amaranto, ela é usada para fazer tortillas e as principais receitas levam queijo e molho de tomate. Muito nutritiva, dela também nada se desperdiça.

Texto por: Agência com edição Eliria Buso

Fotos: Divulgação

Comentários