logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra festas do folclore italiano na Toscana | Qual Viagem Logo

istock-519435189

Descubra festas do folclore italiano na Toscana

6 de janeiro de 2017

No centro da Itália, a Toscana é onde a natureza se mistura a obras milenares feitas pelo homem e seus visitantes presenciam vestígios da civilização etrusca, enquanto se sentem rodeado pelo Império Romano. A região guarda uma rica herança artística e cidades de destaque no turismo do país, onde eventos folclóricos evocam o passado italiano e transportam moradores e turistas a outros tempos.

Florence, Italy - April 4, 2015:  We happened to be in Florence for Scoppio del Carro "Exploding of the Cart".  Here performers in traditional garb participate in a flag throwing performance before the arrival of the cart.

Foto por iStock / OttoKruse

Na primavera, o domingo de Páscoa ainda guarda costumes antigos, como o de levar ovos cozidos para serem abençoados na missa. Nesta época, uma das tradições mais famosas é Scoppio del Carro, a explosão do carro, costume de mais de 350 anos de idade. Todos os anos, um vagão construído em 1622 é puxado por bois, decorados com guirlandas, pelas ruas de Florença. Eles são acompanhados de bateria, representantes clericais e pessoas vestidas em trajes históricos. Mas o carro não chega a explodir: faz um show de fogos de artifício na Piazza del Duomo.

O verão é a época mais procurada para ir à Toscana. Junho tem grandes eventos: Luminara e Regatta de São Ranieri. É quando a cidade de Pisa faz um show de luzes para homenagear São Ranieri, padroeiro da cidade. Mais de 70.000 velas iluminam os palácios às margens do rio Arno, acompanhadas de um espetáculo de fogos. Ainda celebrando o santo, barcos a remo representando os antigos distritos da cidade competem. O mês também cede espaço ao Calcio Storico, uma mistura de futebol, rugby e luta que data do século XVI. Quatro times em vestimentas históricas competem em um campo de terra batida na Piazza Santa Croce, em Florença.

Em junho e setembro, a Giostra del Saracino também data do século XVI e comemora os esforços cristãos para segurar a onda islâmica do século XIV. Uma procissão colorida precede o evento, em que oito cavaleiros com roupas típicas atacam uma representação de madeira dos sarracenos, ou seja, dos árabes e muçulmanos, na cidade de Arezzo.

bravio-delle-botti-credito-agenzia-turismo-chianciano-terme

Foto por Agenzia Turismo Chianciano Terme

Em julho e agosto, a famosa corrida de cavalos Palio de Siena toma conta da Piazza del Campo, onde os bairros tradicionais da cidade competem por um banner, o “palio”, dedicado à Virgem Maria. No último fim de semana de agosto, Montepulciano recebe a Bravio delle Botti, uma corrida de barril entre as divisões da cidade. Na competição, barris de 80 quilos cada têm de ser empurrados ladeira acima ao longo da rua principal, até chegar na Piazza Grande. Toda a cidade se organiza ao redor do festival com cortejos, missas e festas. O centro é decorado com bandeiras e adornos com as cores dos distritos, e os desfiles com roupas típicas transportam os turistas à Idade Média.

dsc03132-laticastelli

Foto por Divulgação / Hotel Laticastelli Country Relais

Como dica de hospedagem para aproveitar esses e outros eventos da região está o Hotel Laticastelli Country Relais, localizado nos arredores de Siena, a apenas 40 minutos de Montepulciano e a duas horas de Roma. Instalado em um castelo fortificado do começo do século XIII, o hotel foi totalmente reformado e abriga 33 confortáveis suítes, algumas delas com sala e cozinha. Além disso, há uma piscina e o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais na adega e é possível jantar desfrutando os diferentes sabores toscanos.

Mais informações em: laticastelli.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / wjarek

Comentários