logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra Augsburg seguindo os passos de Mozart e Fugger | Qual Viagem Logo

Augsburg Germany old townscape.

Descubra Augsburg seguindo os passos de Mozart e Fugger

13 de março de 2019

Fundada no século XV durante o Império de Otávio Augusto, Augsburg é a cidade mais antiga da região da Baviera, além de ser historicamente uma das mais importantes da Alemanha. Seu passado remete a poder e apesar da aparência medieval, Augsburg tem ares de metrópole bem agitada.

É ao longo da Maximilianstraße, a principal rua local, que ficam os casarões em estilo renascentista e imponentes igrejas que se tornaram as principais características de Augsburg. É ali que se situa o Palácio Schaezler, residência de um barão em 1756, hoje atuando como a Galeria Barroca Alemã que conta com diversos afrescos de renomados artistas como Peter Paul Rubens e Tiepolo. Ainda há o famoso salão de festas em estilo rococó, principal local de concertos de verão da cidade.

Foto via iStock por taranchic

Foto via iStock por taranchic

Um pouco mais ao longo da rua está a casa de Jakob Fugger. A família Fugger foi uma das mais notáveis da Europa, pois comercializou tecidos ao longo de três gerações e se tornou o principal ramo mercantil da região.  Com os lucros do comércio, investiram em novas propriedades e fundações, que ainda hoje são mantidas. Como é o caso das igrejas de Ulrich e Santa Anna.

A Igreja de Saint Ulrich foi um mosteiro beneditino construído em estilo gótico por volta de 1474, a paróquia é originária da tumba romana de Santa Afra, que foi martirizada em 304, ambos são padroeiros da cidade. O local servia também como um mausoléu para a família Fugger.

Foto via iStock por manfredxy

Foto via iStock por manfredxy

Já a Igreja da Santa Anna funcionou como um mosteiro carmelita até 1321. A construção barroca do santuário foi concluída em 1749 e contém a Capela de Goldsmith e o Mausoléu de Jakob Fugger, a primeira estrutura renascentista da Bavária.

A casa Fuggerei é o mais antigo complexo habitacional existente no mundo, uma cidade dentro de uma outra cidade com 67 edifícios e 142 residências, que ainda conta com um museu dentro de um antigo bunker da Segunda Guerra Mundial onde está reunida uma série de informações sobre a época e a atuação de Augsburg nela. Durante a alta temporada, o local abre diariamente das 8h às 20h, e a taxa de entrada custa £4.

Foto via iStock por Meinzahn

Foto via iStock por Meinzahn

Não muito longe da casa Fuggerei está a Prefeitura, parada obrigatória para quem visita a cidade. A Rathaus é um singular prédio edificado em 1620, pelo arquiteto Elias Holl. O Golden Hall foi batizado assim devido ao seu impressionante teto dourado de madeira construído em 1624.

Foto via iStock por manfredxy

Foto via iStock por manfredxy

Augusburg também é a cidade natal de Mozart. As raízes da família e do artista são todas da Baviera. Para facilitar e orientar os turistas, a prefeitura colocou placas em todos os locais relacionados a família.

Foto via www.mozartstadt.de

Foto via www.mozartstadt.de

A começar pela casa dos Mozart. Uma bonita construção pintada de vermelho, que abriga um memorial e um museu que conta com um inventário de manuscritos musicais, instrumentos, gravuras e cartas que datam o século XVIII e XIX. Os quartos da casa foram dispostos por temas relevantes da vida da família e ainda há uma sala multimídia onde o visitante é convidado a assistir um show em slides.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por SeanPavonePhoto

Comentários