logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra as tradições do Carnaval de Veneza | Qual Viagem Logo

Purple and Gold Masquerader

Descubra as tradições do Carnaval de Veneza

15 de fevereiro de 2017

As máscaras decoradas e coloridas se tornaram um dos grandes símbolos do Carnaval no mundo todo, inclusive no Brasil. O que nem todos sabem é que essa tradição está intimamente ligada à cidade de Veneza, na Itália. Ali acontece uma das maiores festas de Carnaval do mundo, o famoso Carnaval de Veneza (“Carnevale di Venezia”).

Carnival of Venice, beautiful masks at St. Mark's Square

Foto por iStock / lachris77

Um pouco diferente do nosso Carnaval, as festas de Veneza guardam toda uma pompa da época da antiga nobreza. A tradição começou em torno do século XVI, quando os nobres saíam para festejar em meio ao povo. Para não serem reconhecidos, se disfarçavam com as tais máscaras.

Beautiful carnival masks - Venice, Italy displayed on black.

Foto por iStock / CrazyD

Em Veneza, as comemorações têm início cerca de duas semanas antes do feriado de Carnaval – nesse ano, os festejos começaram no dia 11 de fevereiro e seguirão até o dia 28. Máscaras com as faces brancas e muito bem decoradas a mão são vendidas pela cidade, assim como fantasias para você encarnar um nobre da época da Renascença.

Venice, Italy - January 24, 2016: Crowds enjoy, cheer and take photographs the Venetian Festival on the Water in Cannaregio as part of the 2016 Venice Carnival celebrations.

Foto por iStock / Andrew Parker

Vista essas roupas coloridas para entrar na festa junto com os outros milhares de foliões que lotam as ruas, as principais praças, como a Piazza San Marco, e até os canais da cidade, criando uma atmosfera quase surreal. Há desfiles por toda a Veneza, inclusive nos canais com barcos alegóricos. Tudo isso, é claro, com muita música. Nos palácios, ainda acontecem festas privadas e os tradicionais bailes de máscaras.

Um dos eventos mais famosos é o Voo do Anjo (“Volo dell’Angelo”), ou da Colombina, no qual uma artista sobrevoa a Piazza San Marco em uma tirolesa. Visitar Veneza nessa época do ano é com certeza uma experiência única.

Mais informações em: carnevale.venezia.it

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / mandymin

Comentários