logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra as belezas de Cala Luna, no costa da Sardenha | Qual Viagem Logo

Foto por IStock/ Marc_Osborne

Descubra as belezas de Cala Luna, no costa da Sardenha

5 de junho de 2019

Situada na costa da Sardenha e banhada pelas águas do Golfo de Orosei, a praia de Cala Luna, entre Baunei e Dorgali, é uma das mais belas da Itália. Com uma paisagem que mistura areias brancas, mar azul cristalino e diversas grutas, alem da foz da torrente Codula di Luna, o local tem a faixa de areia mais extensa da região.

Formando um cenário paradisíaco, suas grutas e cavernas são o grande destaque local. A principal é a Grotta Bue Marino, que é dividida em três partes: norte e sul, que podem ser visitados a pé em um roteiro de 800 metros, e a central, onde é possível fazer escavações subaquáticas.

Foto por IStock/ fotoember

Foto por IStock/ fotoember

A caverna pode ser visitada de abril a novembro, graças ao serviço dos guias que estão disponíveis para acompanhar o visitante nos desfiladeiros do braço sul da caverna. O caminho é artificialmente iluminado e se desenvolve por meio de uma grande passarela de madeira.

Durante a visita é possível admirar 4 ambientes espetaculares: a sala de candelabros, adornada com formações calcárias que lembram lustres; a sala de espelhos, composta por uma grande sala embelezada pelas cores mutáveis ​​das lagoas, nas quais se espelham as paredes ricas em bordados de alabastro, dando um efeito verdadeiramente sugestivo e fascinante; a sala do órgão, caracterizada por fluxos espetaculares de rochas que parecem verdadeiros tubos de órgão. A última sala é aquela das praias, imensa e na qual corre um rio de água doce, que, quando está cheio, transporta e deposita areia.

Foto por IStock/ elisalocci

Foto por IStock/ elisalocci

Além de se admirar com as inúmeras belezas naturais do lugar, a praia tem estrutura para pesca submarina e mergulho, e conta com um bar para relaxar enquanto aproveita a vista da enseada protegida.

A maneira mais fácil de chegar até Cala Luna é a partir dos barcos que circulam entre Cala Gonone e Santa Maria de Navarra. É possível fazer o caminho por terra, porém, exige uma caminhada pesada via Cala Fuili em um roteiro de duas a três horas.

Foto por IStock/ AlKane

Foto por IStock/ AlKane

Ao redor da baía, a área natural do Gennargentu, caracterizada por picos íngremes, terras pontilhadas com pedras brancas e amplos vales verdes com inúmeros caminhos é ideal para caminhadas. Florestas de carvalhos, medronheiros e carvalhos transformam esta paisagem em um cartão postal durante todo o ano, especialmente quando no outono e na primavera adquire mil cores. Mais ao sul, ao longo do golfo, no município de Baunei, o turista encontrará outros paraísos da natureza intocada e águas cristalinas: as enseadas Biriola, Sisine, Mariolu e Goloritze, acessíveis por barco ou a pé, são outras peças de paraíso lembrar para muito tempo.

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por IStock/ Marc_Osborne

Comentários