logo

Telefone: (11) 3024-9500

Descubra a multicultural Timisoara, na Romênia | Qual Viagem Logo

Timisoara, Romania - August 2, 2016: Sunset scene in Unirii Square (Union Square), Timisoara, Romania focusing on the central fountain with people enjoying the historic center.

Descubra a multicultural Timisoara, na Romênia

27 de junho de 2019

Localizada na Romênia Ocidental, Timisoara é uma cidade que tem registros datados desde 1212, quando fazia parte da fortaleza romana chamada Temas Castrum Regium. Ao longo dos anos foi influenciada por diversos povos e culturas e hoje é a maior região no oeste do país.

Cosmopolita e cheia de história, a cidade também conta com uma agenda cultural agitada e cheia de exposições que representam sua pluralidade. Sua paisagem é rodeada de museus e galerias, bem como muitos edifícios históricos – sendo o centro com maior número de construções antigas do país.

Foto via iStock por repistu

Foto via iStock por repistu

É na Praça da União que se concentra a maioria desses monumentos, como a Grande Sinagoga e a Sinagoga din Fabric, a cúpula da Igreja Católica Romana, a Igreja Ortodoxa Sérvia, a Casa Brück – onde está instalada a farmácia em estilo art noveau mais antiga da cidade – e o Palácio Barroco.

Foto via iStock por Adrian Catalin Lazar

Foto via iStock por Adrian Catalin Lazar

Assim como a Praça da União, a Praça da Vitória faz parte do coração da cidade. Ali foi o local onde Timisoara se autoproclamou a primeira região romena livre do comunismo, além de ser espaço de três teatros nacionais, sendo eles: o Teatro Nacional Romeno “Mihai Eminescu”, que tem como foco apresentações sobre a história do país; o Teatro Nacional Alemão, dedicado a populosa comunidade alemã que está instalada na cidade e o Teatro Nacional Húngaro “Csiky Gergely”, que possui diversas exposições voltadas para os turistas.

O centro ainda é conhecido por suas incríveis artes de rua que são extremamente valorizadas, fazendo parte do cenário cultural.

Foto via iStock por florin1961

Foto via iStock por florin1961

As margens do Bega são amigas das bicicletas, já que as ciclovias percorrem quase todo o comprimento da cidade. O rio passa por dentro de diversos parques, entre eles o Alpinet, que se tornou um point de encontro dos moradores e de muitos visitantes que buscam um lugar para relaxar.

Foto via iStock por Cristinatrif

Foto via iStock por Cristinatrif

A região conta com muitas universidades e por isso é repleta de jovens, que animam a vida noturna da região. Entre as principais ruas e avenidas de Timisoara, pode-se encontrar bares italianos, pubs irlandeses e restaurantes típicos da Romênia. Entretanto, é no descontraído e animado Reflektor Venue que se concentra o maior número de visitantes estrangeiros que estão de passagem pela cidade. A casa de shows é conhecida pela multiplicidade musical e por ser um ótimo local para tomar cerveja com os amigos.

Foto via iStock por Adrian Catalin Lazar

Foto via iStock por Adrian Catalin Lazar

Para quem estiver com bastante tempo para visitar algumas atrações mais distantes, o Castelo de Hunedoara é uma das diversas opções. A aldeia onde se encontra o castelo que data construção do século XV é rodeada de colinas e tem um charme medieval que merece ser contemplado.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por repistu

Comentários