logo

Telefone: (11) 3024-9500

De mosteiros aos templários: turismo religioso em Portugal | Qual Viagem Logo

Beautifully preserved castle - palace of the Templars. Courtyard surrounded by galleries. In the center - a fountain with a pool in the shape of a cross. Portugal, Tomar

De mosteiros aos templários: turismo religioso em Portugal

11 de maio de 2016

Com uma forte tradição católica, Portugal possui alguns dos santuários mais belos do mundo. Os detalhes arquitetônicos, as esculturas e as construções grandiosas fazem dessas igrejas verdadeiras obras de arte e monumentos históricos. É um prato cheio para quem se interessa não só por religião, mas por arte, cultura e história. Ao longo dessa semana, publicaremos uma série de matérias sobre o turismo religioso em Portugal.

Tomar

Tomar, Portugal - July 18, 2013: Templar Convent of Christ in Tomar, Portugal. One of the most important Templar headquarters in the world. UNESCO World Heritage

Foto por iStock / StockPhotosArt

Parece até história de ficção, mas Tomar foi uma antiga sede da Ordem dos Templários. Os cavaleiros eram reunidos no Convento de Cristo, um patrimônio e monumento renascentista. A Charola, oratório templário do século XII, a Janela manuelina da sala do Capítulo e o Claustro Principal são algumas das áreas de maior esplendor. Em Tomar, há ainda a Igreja de Santa Maria do Olival, onde estão os túmulos de vários cavaleiros templários, e a Igreja de São João Batista.

Nazaré

iStock_000024837392_Small

Foto por iStock / Luis Leonardo

Cidade litorânea, Nazaré é muito ligada ao mar e à pesca. Próxima à praia, a Igreja de Nossa Senhora está associada ao Milagre da Nazaré, cuja lenda conta que um cavaleiro templário do século XII foi impedido de cair do alto do precipício. A Romaria na cidade acontece todos os anos, sempre no dia 8 de setembro.

Batalha

Monastery of Santa Maria da Vitoria, Batalha, Portugal

Foto por iStock / mkos83

Em estilo gótico, a grande obra-prima da cidade é o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, ou Mosteiro da Batalha. Foi construído em homenagem a Nossa Senhora, pois Dom João I havia pedido seu auxílio para derrotar Castela em Aljubarrota, assegurando a independência de Portugal. Para comemorar a vitória, são realizadas grandes festas na cidade, sempre no mês de agosto.

Alcobaça

Monastery of Alcobaca (Portugal)

Foto por iStock / KamilloK

Grande parte da história da cidade gira em torno do Mosteiro de Santa Maria, construído em 1178. É lá também que estão os túmulos de D. Pedro I de Portugal e D. Inês Castro, protagonistas de uma bela e trágica história de amor, digna de Romeu e Julieta, em que, segundo a lenda, Inês foi coroada rainha depois de morta.

Mais informações em: visitportugal.com

Texto por: Patrícia Chemin, com informações do Visit Portugal.

Foto destaque por: iStock / kavram

Comentários