logo

Telefone: (11) 3024-9500

De Arraial d’Ajuda a Trancoso: o que fazer em uma viagem a Porto Seguro | Qual Viagem Logo

Aerial view of a crystal water of a paradisiac beach. Fantastic landscape. Great beach scene. Trancoso, Bahia, Brazil. Travel destination. Vacation travel.

De Arraial d’Ajuda a Trancoso: o que fazer em uma viagem a Porto Seguro

17 de setembro de 2019

Belezas naturais, marcos históricos e 85 km de praias fazem de Porto Seguro um dos principais destinos do sul da Bahia. Na Costa do Descobrimento, os passeios em Porto Seguro vão muito além da badalação que atrai jovens formandos todos os anos. Fora do centro da cidade, Porto Seguro oferece refúgios tranquilos em seus três principais distritos (Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva), reunindo, portanto, quatro destinos em um.

Foto por iStock / casadaphoto

Foto por iStock / casadaphoto

Centro de Porto Seguro

Patrimônio nacional, o centro histórico de Porto Seguro reúne construções da época da chegada dos portugueses ao nosso território e do período do Brasil colônia. Além do casario colorido da Passarela do Descobrimento, onde acontecem festas populares e uma feirinha de artesanato, há o Marco Zero do Descobrimento, igrejas antigas e o Museu de Porto Seguro. Visite também o Memorial da Epopeia do Descobrimento, onde o destaque é a réplica da nau de Pedro Álvares Cabral em tamanho real.

Foto por iStock / lucato

Foto por iStock / lucato

A poucos quilômetros do centro, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a Reserva Indígena da Jaqueira, que preserva a história e os costumes dos índios Pataxó. Um pouco mais ao norte, a Praia da Coroa Vermelha tem águas calmas que formam piscinas naturais na maré baixa. Fica no município vizinho de Santa Cruz Cabrália.

Do píer municipal saem escunas que levam ao Parque Marinho de Recife de Fora, um enorme recife de corais. Ali é possível nadar em piscinas naturais e contemplar a vida marinha no mergulho com snorkel. De julho a outubro acontece outro passeio imperdível: observação de baleias jubarte.

Arraial d’Ajuda

Foto por iStock / Cristian Lourenço

Foto por iStock / Cristian Lourenço

Seguindo em direção ao sul, a primeira parada é o distrito de Arraial d’Ajuda. Essa vila tranquila reúne simpáticas ruas de comércio, um charme rústico e lindas praias de areia branca, falésias e água morna. Junto ao centro, a Praia do Mucugê é a mais movimentada de Arraial d’Ajuda. Já as praias de Taípe e de Pitinga são mais tranquilas, emolduradas por falésias multicoloridas.

Foto por iStock / bcorreabh

Foto por iStock / bcorreabh

Para passear pelo centrinho, vá à Rua do Mucugê, com uma infinidade de restaurantes, lojinhas e pousadas. Visite também a Igreja de Nossa Senhora d’Ajuda, considerada o primeiro santuário do Brasil.

Trancoso

Foto por iStock / marcelhozawa

Foto por iStock / marcelhozawa

Destino que caiu no gosto de turistas estrangeiros e de celebridades brasileiras, Trancoso ainda preserva um ar de refúgio paradisíaco, principalmente fora da alta temporada. O Quadrado Histórico é uma praça que concentra muitos restaurantes, pousadas e hotéis boutique. Há duas praias mais próximas ao centro: a dos Coqueiros e a dos Nativos, com extensos coqueirais e mar cristalino.

Foto por iStock / Cristian Lourenço

Foto por iStock / Cristian Lourenço

Há ainda outras três praias deslumbrantes que valem a visita – todas mais afastadas do agito de Trancoso. A Praia do Rio da Barra está na foz do rio de mesmo nome, enquanto que a Ponta de Itaquena tem piscinas naturais na maré baixa. Já a Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil.

Caraíva

Foto por iStock / Camila1111

Foto por iStock / Camila1111

Caraíva fica a 70 km do centro de Porto Seguro. É um destino de estilo mais rústico e de pura tranquilidade, por ser uma pequena vila de pescadores. Passeie pelo Rio Caraíva e pelas praias tranquilas e visite a Aldeia de Barra Velha dos índios Pataxós. Em Caraíva fica também o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal. O monte teria sido o primeiro local em nosso território avistado pela frota portuguesa no ano de 1500.

Com tantos passeios e paisagens incríveis para descobrir, adquirir um pacote de viagem para Porto Seguro é uma ótima opção para as próximas férias.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Cristian Lourenço

Comentários