logo

Telefone: (11) 3024-9500

Da rua mais bonita do mundo ao Beira-Rio: visite Porto Alegre | Qual Viagem Logo

16427840571_a7eb9f9b1c_z

Da rua mais bonita do mundo ao Beira-Rio: visite Porto Alegre

5 de janeiro de 2016

A cidade de Porto Alegre é a uma metrópole bastante interessante. Visitá-la em qualquer época do ano pode ser uma agradável surpresa. Além de reunir toda a tradição gaúcha, vale conferir suas praças, museus, centros de cultura e a possibilidade infinitiva de lazer e diversão as margens do majestoso rio Guaíba.

Porto Alegre é multicultural por natureza. Um conjunto de múltiplas expressões, de variadas faces, origens étnicas e religiosas faz de Porto Alegre um raro espaço onde os contrastes e a diferença são bem acolhidos e sempre bem-vindos. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e muçulmanos.

Portão de entrada de turistas no Estado e a apenas 120 quilômetros da aprazível Serra Gaúcha, Porto Alegre é um movimentado polo de serviços e de infraestrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais no Brasil.

Um dos centros culturais mais importantes do Estado, a Usina do Gasômetro abriga mostras temporárias – atualmente, está em cartaz a exposição do renomado fotógrafo Sebastião Salgado. Depois da visita, você ainda pode aproveitar os lanches típicos de parque que são vendidos no entorno do local, como churros, pipoca e algodão-doce.

Foto por Editorial J via Commons Wikimedia

Foto por Editorial J via Commons Wikimedia

A Praça da Matriz de Porto Alegre, cujo nome oficial é Praça Marechal Deodoro, está localizada no coração de Porto Alegre, e existe desde os primórdios da capital, quando, ainda em 1773, chamava-se Largo do Palácio ou da Matriz. Hoje a Praça da Matriz é o centro político do estado e em seu entorno existem diversos prédios de importância histórica ou social para a cidade. Ali estão a Catedral Metropolitana de Porto Alegre; o Palácio Piratini, sede do Poder Executivo Estadual; o edifício da Assembléia Legislativa, o Palácio do Ministério Público e o Palácio da Justiça. Também estão localizados na praça o Theatro São Pedro e alguns outros casarões antigos.

Estando em Porto Alegre, não deixe de visitar a rua mais bonita do mundo. Situada em meio a um grande túnel verde, a Gonçalo de Carvalho foi já recebeu esse título mundial. Que tal um passeio para admirar as mais de 100 árvores da espécie Tipuana, que atingem a altura de um prédio de sete andares?

Independente do seu time do coração, vale conhecer os estádios dos dois maiores clubes do Estado. A nova casa do Grêmio, a Arena, foi inaugurada em 2012 e está localizada no Humaitá. Já o Beira-Rio, do Internacional, passa por reforma para sediar jogos da Copa do Mundo.

Foto via Flickr Vinícius Serafim

Foto via Flickr Vinícius Serafim

Quem adora estar em contato com a natureza pode aproveitar as trilhas e passeios guiados oferecidos pelo Jardim Botânico da Capital. Os ingressos custam R$ 10,00 para adultos e metade para estudantes e idosos.

E quem não dispensa uma gelada pode aproveitar o cardápio variado do Bier Market, que ainda conta com delícias como hambúrgueres e bruschettas para acompanhar. Na Cidade Baixa, as opções são o Apolinário e A Toca, com uma carta vasta de cervejas artesanais e exclusivas.

Onde ficar

Hotel Deville Prime Porto Alegre – deville.com.br/hotel/deville-prime-porto-alegre

Sheraton Porto Alegre Hotel – starwoodhotels.com/sheraton

Onde comer

Al Dente – (51) 3343-1841

Bah – (51) 3247-3000

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Flickr Fabi Bardemaker

Comentários