logo

Telefone: (11) 3024-9500

Curta eventos tradicionais na Holanda no segundo semestre | Qual Viagem Logo

Fireworks at the beach during sunset

Curta eventos tradicionais na Holanda no segundo semestre

10 de agosto de 2016

A Holanda é um país vibrante, repleto de atividades e atrações. Fora de Amsterdã, no segundo semestre acontecem diversos eventos tradicionais em cidades como Zundert, Maastricht, Alkamaar, Arnhem, Roterdã, Haia e Utrecht.

Para começar, o Festival Internacional de Fogos de Scheveningen, que atrai anualmente milhares de pessoas de todo o mundo. O festival é uma competição séria, com regras estritas: Os países participantes têm o mesmo valor em dinheiro para gastar, devem garantir que ao menos 80% dos fogos sejam produzidos no próprio país e dispõem de 11 a 13 minutos para exibir suas técnicas. Além dos fogos, visitantes também podem ver engolidores de fogo, malabaristas e grupos musicais. Em 2016, acontece entre 12 e 20 de agosto, em Haia.

Preuvenemint_009

Foto por Divulgação / Holland Alliance

‘t Preuvenemint é um festival culinário na praça Vrijthof, na cidade de Maastricht, que acontecerá de 25 a 28 de agosto. Cerca de 30 estandes são montados no local e funcionam como restaurantes de alta qualidade. Os visitantes têm a chance de provar pratos e vinhos deliciosos e ouvir música ao vivo, o que faz do evento o maior restaurante ao ar livre do mundo. O termo Preuvenemint é uma contração das palavras “preuve” (provar, experimentar) e “evenemint” (evento), e descreve exatamente o que se pode esperar do festival. É também uma ótima maneira de conhecer a cultura da província de Limburgo.

O verão é uma ótima época para degustar um dos símbolos da Holanda no Mercado de Queijos de Alkmaar, o Kaasmarkt. Toda sexta-feira até o dia 2 de setembro, a partir das 10h, visitantes podem testemunhar o queijo sendo tradicionalmente comercializado da mesma maneira que nos séculos passados. O mercado é montado na Waagplein (“praça da pesagem”) no início da manhã e os comerciantes ajeitam os cerca de 2.200 queijos (30 mil kg) de excelente qualidade que ficam à espera dos compradores. Visitantes podem aproveitar e passear pelo belo centro histórico da cidade, localizado a apenas meia hora de trem de Amsterdã.

Cheese Market Alkmaar - high_rgb_982

Foto por Divulgação / Holland Alliance

Em Zundert, nos dias 4 e 5 de setembro, ocorre a tradicional Bloemencorso da cidade. Cerca de vinte vilas se unem, constroem e competem com os melhores carros alegóricos que puderem, decorados apenas com dálias. Todo trabalho é feito por voluntários, até mesmo o cultivo das flores. A primeira edição do evento foi em 1936 e desde então a tradição é passada de geração para geração. No fim de semana seguinte, Lichtenvoorde apresenta sua parada de dezenas de carros desfilando apenas com dálias, além de atividades paralelas como mercado ao ar livre e atividades oferecidas por hotéis e pubs.

O Festival de Filmes da Holanda, em Utrecht, de 21 a 30 de setembro, é o mais importante da indústria cinematográfica do país. Com todo o tipo de produção, o evento reúne aproximadamente 150 mil pessoas que assistem a cerca de 400 filmes, entre curtas e longas. Além de centenas de filmes, o festival também organiza entrevistas, seminários e discussões. O destaque é a noite de premiação, quando o “Gouden Kalveren”, os grandes prêmios do cinema holandês, são apresentados.

Arnhem; The Netherlands - 30 September 2012; Man performing as a living statue at the World Statues Festival in Arnhem, that is yearly held in Arnhem in The Netherlands

Foto por iStock / Maaike Bunschoten-Bolh

O Festival Mundial de Estátuas Vivas de Arnhem, entre 24 e 25 de setembro, é um evento realizado anualmente no centro da cidade e é considerado um campeonato mundial semioficial de estátuas vivas. É uma grande festa, com cerca de 200 artistas de todo o mundo e muito teatro de rua. Outro evento especial é a apresentação “Statues by Night”, com um percurso a pé que passa pelo centro da cidade e por várias estátuas vivas.

Roterdã conta com diversos museus, que oferecem desde obras de renomados mestres a arte contemporânea. Muitos terão uma programação especial para os próximos meses, como o Kunsthal e o Boijmans Van Beuningen.

Mais informações em: holland.com

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Bas Rabeling

Comentários