logo

Telefone: (11) 3024-9500

Curta dias de sol e mar nas praias do Ceará | Qual Viagem Logo

Foto por Istock/ xeni4ka

Curta dias de sol e mar nas praias do Ceará

16 de dezembro de 2016

No Ceará, o sol brilha forte praticamente o ano todo e, mesmo na época de chuvas, é uma ótima opção para curtir dias de areia e mar. O estado oferece agito para quem é de agito e tranquilidade para quem busca relax. As praias, de beleza única, encantam os turistas que vão uma vez e não querem mais voltar…para casa.

Foto: kenny-viese via Istock

Foto: kenny-viese via Istock

Praia de Canoa Quebrada – Aracati 

Canoa Quebrada tem origem numa antiga vila de pescadores localizada no município de Aracati, a 165 quilômetros de Fortaleza. Transformou-se num ponto turístico em meados dos anos 70, por um grupo de hippies que se apaixonou pela beleza paradisíaca e a hospitalidade dos nativos que habitavam a vila.

Hoje, além da paisagem única e exuberante, as atrações mais procuradas para aproveitar o sol forte são as praias de Ponta Grossa, Garganta do Diabo, Rio Jaguaribe e o Parque de Dunas e Lagoas.

Reserve um dia para fazer um passeio de jangada ou à cavalo e ficar em contato com a natureza do lugar, para os mais aventureiros tem passeios de parapente, buggy e quadriciclo. A temperatura é bastante estável, oscilando pouquíssimo, entre 27 e 30ºC o ano todo, correntes ascendentes de ar quente, nas falésias, criando um ambiente ideal para prática de voo com parapente e ventos vindos do leste de até 20 nós com águas calmas são perfeitos para prática e aprendizagem de kitesurf.

Outra atração que se destaca por lá é a “A noite da Broadway” (rua principal de Canoa Quebrada), que fica agitada até a madrugada. Forró, Reggae, dance, rock e axé se misturam nas boates, abertas até às 5 h da manhã.

Flecheiras – Trairi 

A Praia de Flecheiras, em Trairi, é aconchegante e tranquila. Um dos destinos mais indicados do litoral oeste do Ceará, possui paisagem com os típicos coqueirais, dunas e areias brancas, formando um paraíso perfeito para o verão.

A praia está localizada a 130 km de Fortaleza, é rústica e oferece bons ventos e piscinas naturais. Seu leste de mar é protegido por arrecifes, que formam piscinas naturais de águas cristalinas excelentes para prática do mergulho livre. Para mergulhadores com mais experiência e espírito de aventura, há aluguel de jangadas que levam até cinco pessoas para uma bancada de coral que fica a 500 metros da costa.

Como a praia possui forma de enseada, quase todas as pousadas estão próximas ao mar. A melhor maneira de passar o tempo por ali é aproveitando o clima agradável e os incríveis cenários que o compõem, seja em uma caminhada na areia ou um banho de mar refrescante.

Jericoacoara – Jijoca de Jericoacoara 

Jericoacoara é uma das praias mais badaladas do Ceará. E talvez do mundo! Localizada na cidade de Jijoca de Jericoacoara, está rodeada de dunas e coqueirais e possui águas azuis, cristalinas e de temperatura agradável, ideais para os amantes dos esportes náuticos, como wind e kitesurfe.

Foto: Setur Ceará

Foto: Setur Ceará

A Pedra Furada, com um arco esculpido pelo mar nas rochas, e a Duna do Pôrdo- Sol, excelente mirante, são as principais atrações turísticas da praia de Jeri. Localizada dentro do Parque Nacional homônimo, a praia possui cerca de 130 meios de hospedagem, com uma vasta variedade que vai de hotéis padrão cinco estrelas a pousadas que ainda conservam as características da vila de pescadores.

Além disso, os turistas podem, a partir de lá, realizar a rota das emoções que visita também as praias do Piauí e Maranhão, explorando o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses.

Como chegar

A porta de entrada para as praias do Ceará é o aeroporto internacional de Fortaleza. LATAM, Gol, Azul e Avianca tem diversas opções de voos diários para a capital cearense. Flecheiras está mais próxima da capital, a 150 quilômetros, seguida de Canoa Quebrada, a cerca de 175, enquanto Jericoacoara está a 300 quilômetros de lá. As duas primeiras praias podem ser facilmente acessadas de carro ou ônibus. Já Jeri é a mais complicada de se acessar, já que parte do trajeto não tem boa estrutura. O caminho mais fácil é por Jijoca de Jericoacoara. Chegando lá, é possível deixar os carros em estacionamentos a 20 reais por dia. Dali, caminhonetes fazem o percurso.

Onde ficar

Canoa Quebrada 

Hotel Il Nuraghe

Hotel Long Beach

Jericoacoara 

Pousada Jeriba

Hotel Hurricane Jeri

Flecheiras 

Orixás Art Hotel 

Pousada do Paiva

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS 

setur.ce.gov.br 

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque por Istock/ xeni4ka

Confira a matéria completa sobre as “Praias inesquecíveis do Nordeste” na edição de dezembro/16 da Qual Viagem. Acesse aqui a edição digital.

Comentários