logo

Telefone: (11) 3024-9500

Curiosidades sobre o Natal e o Ano Novo na República Tcheca | Qual Viagem Logo

Qual-Viagem-Praga-1024x576

Curiosidades sobre o Natal e o Ano Novo na República Tcheca

23 de novembro de 2015

Texto por: Daniela Bernardes Loyola O’Connor


O Natal é uma época linda na República Tcheca, com vários mercados de Christmas, chamados: ‘Vánoční Trhy‘, que são repletos de enfeites extraordináriamente decorados e tendo um pouco de ‘sorte’ até neva no país (tudo vai depender das situações climáticas). A decoração natalina encanta e toma conta de todas as cidades Tchecas.

Na língua tcheca, o Natal chama-se: ‘Vánoce‘ e é oficialmente comemorado quando as luzes da árvore de natal são ligadas, deixando a cidade de Praga muito mais iluminada e aconchegante.

Para este ano de 2015, a capital da República Tcheca (Praga), exibirá uma árvore natalina de 23 metros de altura, então, caso você esteja próximo a Praça da Cidade Velha, vá até a ‘Staroměstské Náměstí‘, para conferir este espetáculo* que começará às 17h00 no dia 28 de Novembro.

PS. Porém poderá ser cancelado o evento por causa dos atentados em Paris, então, pensando em evitar ‘tragédias’ no país, provavelmente não haverá a cerinômia de abertura* no praça principal. (Sujeito à mudanças)!

Natal em Praga

Foto © Liselotte Oldenburg

Segundo a Valeska Kubik, brasileira que mora em Praga desde 2012, este momento é simplesmente impressionante e vale muito a pena ir conferir, nem se for até as ruas laterais da Praça, pois as mesmas são iluminadas da mesma forma, além de obter o reflexo das luzes da árvore gigante que a cidade recebe.

Uma ótima dica da Valeska, é ir cedo para garantir um lugar bom ou até mesmo próximo a árvore de natal, porque as ruas ficam completamente lotadas, então, se você quer chegar próximo do ‘pinheirinho’ saia de casa com antecedencia senão poderá ser ‘esmagado’ no meio da multidão, e a Valeska ainda completa: “Eu nunca vi tanta gente junta em um só lugar’.

Na mesma época de esperar o ‘Papai-Noel’, começam a surgir os mercados natalinos (‘Vánoční Trhy‘), que são espalhados por todas as cidades do país Tcheco, porém a mais tradicional de todas também acontece na Praça da Cidade Velha, e para este ano está programado entre os dias: 28.11 à 03.01.2016, os demais são: Václavské náměstí – Praça Venceslau (28.11 à 03.01.16), Náměstí Míru (20.11 à 24.12), no castelo (28.11 à 03.01), Náměstí Republik (25.11 à 24.12). Então, já anota aí na sua agenda e se prepare para se apaixonar por todos os enfeites artesanais, porcelanas, cristais, brinquedos de madeira, fantoches e milhões de souvenirs, porque são lembrancinhas que não acabam mais!

Enfeites de Natal em Praga

Foto © Debra Bursik

O que esperar da culinária Tcheca na época de festas? Pergunta que nunca terá uma explicação!

Tudo isso porque você vai encontrar uma farta variedades de comidas e bebidas, e poderá degustar algumas delícias tradicionais do país, como o ‘svařák‘: que é um vinho quente (normalmente servido para aquecer contra as temperaturas frias do inverno), o ‘pražská šunka‘: que é o presunto local de Praga’, o ‘kaštan‘: que são castanhas cozinhas, o ‘vánoční perníčky‘: que é um tipo um pão de mel, o ‘Trdelník‘: que é um pão doce em forma aspiral, e claro muita Línguiça (Sausages), em tcheco: ‘Klobása‘, pratos a base de batata com repolho e muita, mais muita, muita, muita, Cerveja Tcheca.

O prato principal da ceia de Natal é a carpa frita: ‘Smažený kapr‘, acompanhada de salada de batata: ‘bramborový salát‘ e sopa de peixe (carpa).

A Valeska tem parentes Tchecos, e ela sempre se recorda do seu avô que é Tcheco dizendo que existe uma lenda na noite do dia 24 de Dezembro (véspera de natal) que se você ‘jejuar’ o dia todo, verá no céu um ‘porquinho de ouro’ que te trará sorte! E acreditem: Muitos pessoas acreditam nisso e fazem jejum!

Svarak de Praga

Foto © Malovani Kreslevi

Apesar da República Tcheca ser considerada um país ‘ateu’, ou até mesmo algumas pessoas acreditarem que os Tchecos são todos católicos, as famílias se reúnem para celebrar as festas, comemorando a ceia na noite do dia 24 de Dezembro e um almoço no dia 25 (Natal).

A população Tcheca tem a tradição de comprar árvores (pinheirinhos) reais (naturais) e enfeita-las em casa, as mesmas sempre são repletas de decoração e lâmpadas coloridas, os presentes também ficam embaixo da árvore e são abertos na noite do dia 24, somente a figura do ‘Papai Noel’ que não é o ‘personagem’ principal do Natal, mas sim o menino Jesus, chamado: ‘Ježíšek’, ou seja, o símbolo do ‘bom velhinho’ para a garotada é ‘Jesus Cristo’.

Contudo, as crianças são levadas para algum outro comodo da casa e alguém toca um sino quando ‘Ježíšek‘ estiver deixado os presentes aos pés da árvore.

Uma curiosidade que a Valeska nos contou foi sobre comemoração do dia de ‘São Mikuláš‘, que é celebrado no dia 5 de Dezembro. Neste data podemos encontrar pessoas andando com fantasias de ‘diabos’, então, não se assuste se estiver na rua e ver vários ‘capetas’ andando por aí, pois o ‘São Mikuáš‘ possui ajudantes: čert (diabo) e anděl (anjo), que segundo a lenda, eles visitam as crianças para saber se elas foram ‘boazinhas’ durante o ano todo.

Mikulas de Praga

Foto © Expats.cz

Aquelas que se comportaram bem, ganham algum bombom ou bala. Já as que foram bagunceiras, ganham um pedaço de carvão ou batata. Super engraçado e interessante ver como as crianças se interagem nesta época tão alegre e mágica que são as festas de final de ano. 

E em falar em Ano Novo, o Reveillon na República Tcheca é fantastico, mesmo alguns Tchecos viajando na noite de Ano Novo (‘Silvestr‘), os que permanecem na capital (Praga) lotam os bares, restaurantes e baladas dançantes da cidade. Na Praça ‘Venceslau‘ fica absolutamente lotada entre nativos e turistas e lá acontece a queima de fogos, que mesmo não sendo a oficial do país é linda de se ver, pois é totalmente iluminada, cheia de cores e efeitos.

Então, se você estiver no país para a virada do ano, a dica da Valeska é: chegar por trás do Museu Nacional, já que a as pessoas em massa ficam ‘soltando fogos’ no meio da rua!

Já a queima de fogos oficial (Fireworks), acontece na praça ‘Vítkov‘, mas não acontece na virada do dia 31 para 1, mas sim no dia 1 às 18h, sim a tarde!

Ano Novo em Praga

Foto © Prague Guide

A justificativa é que assim todos, incluindo crianças, poderiam assistir ao espetáculo. Não tendo desculpa que ‘era muito tarde’, ou não tinha condução (transporte) e que os filhos eram pequenos e dormem cedo!

Valeska - Prague

Valeska Kubik mora na República Tcheca há mais de 3 anos, além de falar ‘Tcheco’ ela também estuda em Praga, e é uma das responsáveis pelo canal: TCHECAndo.

Os melhores lugares para ver a queima de fogos são: próximo ao Parque ‘Riegrovy Sady’, Parque ‘Letná‘ (na parte do metrônomo) e Petřín (especialmente no jardim Strahav). 

Ah, você não sabe ainda onde vai passar o Natal e Ano Novo: Venha pra Tcheca!

Na zdraví! (Cheers)!

Para acompanhar o dia-a-dia de Praga, visite o canal: TCHECAndo 


Comentários