logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cultura grega na Itália: conheça Palermo | Qual Viagem Logo

istock-639908074

Cultura grega na Itália: conheça Palermo

20 de abril de 2018

Palermo, na Itália, é cheia de surpresas, histórias e muita cultura. Em uma mistura de passado e presente, é possível encontrar de tudo um pouco ali, principalmente vestígios da cultura grega e muita mitologia romana.

O passeio começa por Cefalù, uma das comunas da Sicília, na província de Palermo. Localizada num sopé rochoso, a aldeia é banhada pelo mar siciliano.

As praias de Cefalu são magnificas: de areia dourada e macia, águas cristalinas, barcos na encosta e lojinhas antigas ajudam a compor o visual de cartão postal.

Foto via iStock/ Anita_Bonita

Foto via iStock/ Anita_Bonita

No entanto, o principal point da cidade é a Rocca, o rochedo no qual foi construído o templo de Diana, e o melhor lugar para ter uma vista panorâmica da cidade.

Outro destaque fica por conta da Galeria Regionale Pallazo Abatellis. O lugar possui diversas obras de artistas italianos e fica dentro do antigo palácio Abatellis, que data construção do século 15.
A cidade também é conhecida por ser ativa na luta contra a máfia italiana. No centro, é possível encontrar diversos adesivos do movimento AddioPizzo – organização que deu iniciativa contra o combate anti-máfia. Os estabelecimentos que possuem essa etiqueta, não pagam mais o pizzo – propina – para os mafiosos.

Foto via iStock/ kasto80

Foto via iStock/ kasto80

Existe um tour na cidade para conhecer mais sobre o local e aprender sobre o movimento Anti-máfia. Ele passa por locais conhecidos e também pelos que são poucos visitados, para que o turista possa se conectar e entender mais sobre a cultura dessa região.

Um dos locais visitados é a Piazza Praetoria, conhecida como Praça da Vergonha, outro ponto é a Piazza della Memoria, onde estão gravados nomes como Giovani Falcone e Pietro Scaglione, que morreram tentando combater a máfia de Palermo.

Foto via iStock/ Digitalsignal

Foto via iStock/ Digitalsignal

Estando em Palermo, vale a pena dar uma esticada até a cidadezinha medieval de Erice, que fica no topo de um monte com uma população bem pequena. O lugar parece ter saído de uma outra era e pousado diretamente em Palermo de tão incrível e surreal que é. As ruas, casas e igrejas são, em sua maioria, construídas de pedras.

Foto via iStock/ Doug Woods

Foto via iStock/ Doug Woods

Erice foi dominada por diversos povos e todos eles adoravam deusas mitológicas diferentes, os fenícios louvavam a deusa Astarte, os gregos a Afrodite e os romanos a Vênus, todas sendo em comum deusas que representam o amor, a beleza, a fertilidade e a sexualidade.

Texto por: Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock/ Roberto Lo Savio

 

Comentários