logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cultura, fiordes e trilhas em Stavanger, na Noruega | Qual Viagem Logo

The oil boom in Stavanger has led to considerable new housing being built

Cultura, fiordes e trilhas em Stavanger, na Noruega

9 de fevereiro de 2017

Localizada na costa sudoeste da Noruega, Stavanger é uma das maiores cidades do país. Seu crescimento deve muito à exploração de petróleo na região (há inclusive um museu dedicado ao assunto, o Museu Norueguês do Petróleo), mas o centro da cidade ainda preserva o charme de antigamente, com casinhas de madeira tipicamente norueguesas. Algumas delas datam do século XVIII.

Stavanger, Norway - July 09, 2015: Street with white wooden houses in old centre of Stavanger

Foto por iStock / maylat

Ao passear pelo centro histórico, encante-se com a “Velha Stavanger” em ruas como a estreita e simpática Ovre Strandgate, de calçamento de pedra. Essa região, ideal para uma caminhada sem rumo, estende-se às margens do Mar do Norte. Escolhida há poucos anos como capital europeia da cultura, Stavanger é ainda uma cidade universitária vibrante, com boas opções de lojas, restaurantes, museus e eventos e centros culturais.

Stavanger, Norway - July 20, 2011: Lot of Tourists walking, shopping and sightseeing in Stavanger, Norway.  Stavanger is one of most famous cruise travel destinations in Europe.

Foto por iStock / nightman1965

Além de ser ponto de parada de cruzeiros que navegam pelo norte da Europa, Stavanger é cidade base para quem quer conhecer alguns tesouros naturais da Noruega. Situada na região dos fiordes, braços de mar estreitos e delimitados por montanhas escarpadas, Stavanger está cercada de cenários de tirar o fôlego.

Um deles é o comprido Lysefjorden, localizado a pouco mais de 20 km da cidade. Há barcos que saem de Stavanger para um passeio por esse fiorde. Quem preferir ver o fiorde de cima e fazer um passeio com mais aventura pode optar pelas trilhas que levam ao Preikestolen (“Pulpit Rock” ou “Rocha do Púlpito”) ou ao pico Kjerag, onde fica uma famosa rocha presa entre dois paredões.

Preikestolen, Norway - June 16, 2014: Pulpit Rock (Preikestolen) is one of the most favourite attractions in Norway. Its a rock 600m above the Lysefjord. During the Summer there are a lot of people there - local people and tourists.

Foto por iStock / Bernhard Richter

O Pulpit Rock já se tornou uma das atrações turísticas mais famosas da Noruega. É um platô de formato quadrado com 604 metros de altura e uma vista panorâmica privilegiada para o Lysefjorden. Para chegar até lá, vá de carro ou ônibus até Preikestolen. De lá, siga a trilha 350 metros acima em um terreno rochoso – algo que vai levar cerca de duas horas. Faça essa trilha nos meses mais quentes, entre abril e outubro.

Forsand, Norway - July 12, 2015: Unidentified group of tourists on hiking trail to Preikestolen (Pulpit Rock).

Foto por iStock / nightman1965

Como chegar

Há voos entre São Paulo e Stavanger com uma escala em Amsterdã pela KLM. Outra opção é seguir primeiro até Oslo em um voo com pelo menos uma parada e depois pegar um trem até Stavanger.

Onde ficar

Clarion Hotel Energy

Radisson Blu Royal Hotel

Clarion Hotel Stavanger

Mais informações em: visitnorway.com.br

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / GordonBellPhotography

Comentários