logo

Telefone: (11) 3024-9500

Cozumel: paraíso do mergulho no México | Qual Viagem Logo

School of fish

Cozumel: paraíso do mergulho no México

7 de março de 2016

Cozumel é a maior ilha do Caribe Mexicano e também a primeira a receber, todos os dias, os primeiros raios de sol do México. Um verdadeiro paraíso submarino. Anfitrião do famoso oceanógrafo francês, Jacques Cousteau, e de milhares de amantes do mundo submarino, profissionais e amadores, que vão descobrir em primeira mão um impressionante ecossistema subaquático formado por arrecifes, fauna marinha e beleza multicor.

O clima de cidade do interior se percebe logo na chegada com as ruas estreitas, o comércio praticamente todo em lojas de rua, na simplicidade dos restaurantes e vida noturna tranquilamente agradável. Descanso, contemplação, mergulho, praias desertas, parques e o nascer e pôr do sol já são ótimos  bons motivos para estar por lá.

Foto por Istock/  mikolajn

Foto por Istock/ mikolajn

Os principais centros comerciais são o Forum Plaza e o Punta Langosta, onde você vai encontrar uma variedade de grifes internacionais, joalherias e algumas das mais baladas atrações da ilha como, Señor Frog’s, Carlo’n Charlie’s e o Hard Rock Café.

Além do mergulho e snorkel, existem outras atividades como visitas à selva, passeios pelos Jardins Botânicos, programas de nado com golfinhos e visitas a santuários de tartarugas. Localizada a 62 Km de Cancun, e a 18 Km de Playa del Carmen, a Ilha de Cozumel é o destino número um de cruzeiros no mundo.

Os antigos maias estabeleceram na Ilha de Cozumel centros cerimoniais e portos comerciais. Foi um importante santuário de adoração à deusa Maia da fertilidade, Ixchel.

O destino tem uma grande variedade de restaurantes, e a maioria oferece a tradicional culinária, a mais antiga do estado de Quintana Roo, e composta principalmente por mariscos.

Foto via Istock/ Alysta

Foto via Istock/ Alysta

Estando lá, não deixe de visitar uma de suas principais atrações.  O Parque Chankanaab. Localizado na parte sul da ilha abriga um Parque Nacional Marinho de Arrecifes e apresenta uma linda formação de corais. Lá é possível ter a experiência de mergulhar, nadar com golfinhos, assistir shows de leões marinhos, passear pelo jardim botânico e visitar a zona Maya,  onde os visitantes podem voltar ao tempo e conhecer um pouco mais sobre a cultura e a prática de cultivo dessa importante civilização. O Parque Chankanaab é o local mais procurado pelos passageiros dos cruzeiros, por proporcionar muitas atividades no mesmo dia e em um só local. O valor da entrada é de US$19 para adultos e US$10 para crianças entre 3 e 11 anos (atividades como o nado com os golfinhos são cobradas à parte).

Como chegar

Entre as opções para se chegar até Cozumel, a mais comum são os ferries que saem de Playa del Carmen. A travessia leva cerca de 35 minutos. Outra maneira de chegar é pelo ar: Cozumel tem um aeroporto internacional que recebe voos de cidades mexicanas e do exterior.

 

Onde ficar

Occidental Grand Cozumel – occidentalhotels.com

Iberostar Cozumel – iberostar.com

Onde comer

Kinta Mexican Bistro – kintarestaurante.com

Burritos Gorditos – facebook.com/burritosgorditos

Texto por: Eliria Buso

Foto destaque via Istock/vilainecrevette

Comentários