logo

Telefone: (11) 3024-9500

Costa dos Corais: Praias desertas, preservação e águas transparentes Logo

Praias_de_Japaratinga_Costa_dos_Corais_Convention_e_Visitors_Bureau

Costa dos Corais: Praias desertas, preservação e águas transparentes

8 de junho de 2016

A região chamada Costa dos Corais, entre Maceió e Recife pode ser considerada um dos mais belos trechos do litoral brasileiro. Pequenas cidades e balneários se destacam nessa belíssima região do nordeste.

Porto de Pedras, por exemplo,  oferece um cenário de charme e rusticidade ao mesmo tempo. Pequenas vilazinhas ao redor faz da região uma das mais encantadoras do litoral alagoano.

Foto Sérgio Fecuri

Foto Sérgio Fecuri

Na sede do município, as casas centenárias colorem o centrinho; enquanto na praia o destaque fica para o farol, acessível depois de cinco minutos de caminhada íngreme e vista de espetacular.  Quem segue em direção ao sul chega a praia do Patacho uma das mais lindas da região, com mar azul clarinho, coqueiros, mata de restinga e um grande conjunto de arrecifes, que proporcionam piscinas naturais para banhos de mar seguros na maré baixa. Embora o acesso ainda seja ruim , vale a pena enfrentá-lo.  A estradinha de terra que serpenteia um coqueiral encontra uma paisagem deserta com pouquíssimas construções à beira-mar, pequenos barzinhos que vendem : águas, cervejas, refrigerantes, água de coco e besteirinhas para petiscar.

Outra praia para perder o fôlego de tanta beleza é a do Lage com um coqueiral a perder de vista e areias fofas e clarinhas, além de uma água transparente.

Seguindo até a vila de Tatuamunha o visitante deparará com casarões preservados e uma praia quase sempre vazia, ideal para o ócio completo, uma soneca bem debaixo de um grande coqueiro e um refrescante banho no riozinho de águas verdes, frequentado por peixes-boi. O cenário é perfeito para um romântico passeio – a pé ou de barco – durante o pôr do sol. Quem desejar praticar mergulho e observar a rica fauna marinha pode dar uma esticadinha até Maragogi e realizar o passeio até os arrecifes, vale a pena.

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque: Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau

Comentários