logo

Telefone: (11) 3024-9500

Córsega: natureza e influências italianas na França | Qual Viagem Logo

panorama of Bonifacio, old town at sea cliff, Corsica - France

Córsega: natureza e influências italianas na França

20 de julho de 2016

Famosa por ser o berço de Napoleão Bonaparte, a ilha de Córsega é um território francês no Mar Mediterrâneo, a poucos quilômetros da Itália e da Côte d’Azur. É separada da ilha italiana da Sardenha pelo estreito de Bonifácio. Ao longo dos séculos, a proximidade com a Itália fez com que Córsega tivesse grandes influências desse povo.

Corsica, French island in Mediterranean Sea. Coastal summer landscape, yachts moored in azure bay

Foto por iStock / Evgeny Sergeev

Os corsos têm muito orgulho de sua cultura e de seu dialeto local, mais semelhante ao italiano do que ao francês. Com tudo isso, entre a população da Córsega há um movimento que busca a autonomia e a independência da ilha em relação à França. O destino tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. No verão, franceses, italianos e europeus em geral lotam suas praias paradisíacas, que se estendem por mil quilômetros de muita beleza.

Morning scenery of a fortress in Corte, Corsica, Europe.

Foto por iStock / Dominik Michálek

Não só parte do litoral permanece praticamente intocado, como grande parte de seu território é protegido como Parque Natural Regional, reservas naturais e parques marítimos. O interior da ilha é dominado por montanhas e vegetação mediterrânea. Seu ponto mais alto é o Monte Cinto, com quase três mil metros de altitude. O ideal é sair para explorar a ilha. Há pequenas vilas, cachoeiras nas montanhas, trilhas, praias desertas, construções no topo de rochedos e muito mais.

View on Porto gulf from Capo Rosso Genoese tower

Foto por iStock / ODrachenko

As maiores cidades são a capital Ajaccio, Bastia, no norte, e Bonifacio, no extremo sul. O litoral é de tirar o fôlego, com um mar azul e límpido, principalmente na região da Córsega do Sul. Visite praias como a de Tamaricciu e do Petit Spérone. Na costa oeste, encante-se com as formações rochosas dos Calanches de Piana.

Quem gosta de montanhas tem que conhecer os Aiguilles de Bavella. Na ponta norte, chamada de Cap Corse, confira incríveis ruínas históricas. Já no sul, em Bonifacio, conheça a cidadela, faça um passeio de barco até a gruta (Grotte di Bonifacio) e vá até as Ilhas Lavezzi.

Mais informações em: br.france.fr/pt-br/a-descobrir/na-corsega

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Freeartist

Comentários