logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça Vic: história e arte em conjunção na Catalunha | Qual Viagem Logo

destaque-por-natalia-bastos-oliva

Conheça Vic: história e arte em conjunção na Catalunha

25 de setembro de 2019

A apenas uma hora de carro desde Barcelona, as ruas da imponente cidade de Vic possuem um legado histórico surpreendente. Com uma mistura de épocas e estilos diversos, passear pelo centro da cidade é uma aula magistral em história da arte, pois é possível desfrutar do antigo templo romano do século I d.C., de conjuntos arquitetônicos que datam da era medieval, de casas senhoriais barrocas ou edifícios do mais puro modernismo catalão. Uma cidade que abraçou todo tipo de personagens públicos: pintores, médicos, bispos, escritores e políticos, que cresceram ali e contribuíram com as suas obras para expandir a cultura e a beleza do lugar.

Turistas podem interagir com as atrações através de um moderno aplicativo

Passear pelas ruas da cidade é uma experiência deliciosa para curtir só ou em família. A prefeitura de Vic criou uma plataforma interativa que inclui um roteiro no centro histórico da cidade, que conta com trinta pontos turísticos. Em cada um deles, você encontrará uma plaquinha com um código QR para acessar todo o tipo de informação sobre a atração: estilo arquitetônico, artista, época histórica, entre outras curiosidades. O guia está disponível em quatro idiomas: catalão, espanhol, francês e inglês.

Além da rota turística, nos lugares mais emblemáticos da cidade, a prefeitura criou o projeto “Vic Invisible”, que trata novamente da visibilidade do patrimônio por um enfoque inovador e accessível. Nesta plataforma estão à disposição fotografias históricas e recriações dos espaços que desapareceram ou que foram restaurados.

foto-por-natalia-bastos-oliva

A qualidade gastronômica da região é sem dúvida indiscutível. Um dos produtos mais famosos é o embutido chamado por lá de “fuet” e a “llonganisa” – é imperdível degustá-los em Can Vilada, uma das charcutarias mais famosas de Vic, que fica em pleno centro histórico da Praça Major.

Se você viaja de carro, perto da Ponte de Queralt há um estacionamento gratuito disponível. Uma dica importante para você diferenciar onde estacionar sem pagar é a cor da linha – neste caso, branca; evite a azul ou a verde. Além de estar à beira do centro histórico, é um bom lugar para começar o seu roteiro, já que a ponte românica construída no século XI é de um estilo arquitetônico com muita representação na Catalunha.

Como chegar

Além do carro, outra opção é ir de trem no “Renfe Cercanias”. Da estação de Sants, em Barcelona, é um trajeto de uma hora e meia, em um total de 19 paradas até Vic. De carro são três opções, pela C-17, Ap-7 e C-17 ou C-16 e C-25.

Onde ficar

Hotel Boutique Les Clarisses

Mais informações em: victurisme.cat

Texto e fotos por: Natalia Bastos Oliva

Comentários