logo

Telefone: (11) 3024-9500

Conheça a vibrante Fez, no Marrocos | Qual Viagem Logo

Fes, Morocco - October 15, 2013: Typical street market in the old medina of Fes, Morocco, Africa

Conheça a vibrante Fez, no Marrocos

1 de julho de 2016

Segunda maior cidade do Marrocos, Fez é vibrante e intensa. Com mais de mil anos de história, a cidade, na parte norte do país, é um dos grandes polos culturais e comerciais do Marrocos. As antigas tradições árabes são muito bem preservadas por lá. Seu centro histórico, chamado de almedina ou medina, é todo cercado por muralhas e acessível por seis portões imponentes. Atravessar um deles é como entrar em uma máquina do tempo e ser transportado para 1.200 anos atrás.

Gate to ancient medina of Fez, Morocco

Foto por iStock / mmeee

Dezenas de mesquitas, casas tipicamente marroquinas, palácios e souks (mercados tradicionais árabes) dividem o espaço da medina de Fez, entre ruas estreitas e movimentadas. É um verdadeiro labirinto medieval com todos os cheiros, cores e tradições do mundo árabe. Você pode contratar um guia para seu passeio ou então deixar-se perder na medina e descobrir cada um de seus cantos. Lá dentro, é possível encontrar os antigos curtumes, onde o couro é tratado de forma totalmente manual. A visão é única, mas cuidado: o cheiro não é para os fracos.

Fes, Morocco - September 24, 2014: The tanneries Chouwara are the biggest in Fez and the most striking sight in the Medina. Every morning, when the tanneries are at their most active, cascades of water pour through holes that were once the windows of houses, hundreds of skins lie spread out on the rooftops to dry.

Foto por iStock / LUKASZ-NOWAK1

Nos souks há todo o tipo de mercadoria, de especiarias e frutas secas a tapetes artesanais que são verdadeiras obras de arte. O artesanato local é muito rico, com tradições que passam de geração a geração. Caso queira fazer algumas comprinhas no souk, como no de al Attarine, não deixe de pechinchar – dá para abaixar muito o preço original. Na culinária, há os tradicionais tagines, a mistura do doce e salgado nas pastillas, carne de carneiro, muitos temperos e alguns itens mais exóticos, como carne de dromedário.

Fes, Morocco - March 26, 2015:  Unidentified people in a  street of the old medina of Fes.Every morning the streets come to life for commercial bargain.

Foto por iStock / luisapuccini

Quem mora em Fez tem um grande orgulho de sua cidade. Um dos motivos para isso é que ali está uma das mais antigas universidades do mundo – dizem alguns que é a mais antiga –, a de al Quaraouiyine. Também há lugares interessantes fora da medina, como o bairro judeu, os jardins de Bou Jeloud e o Palácio Dar el-Makhzen, que ainda é usado pela família real do Marrocos e possui uma fachada colorida e muito bonita.

Fes, Morocco - September 12, 2014: Fez is the most centuries-old royal city of Morocco, founded in 789 y. By Idris I. The old town (medina) is an interesting tourist destination. Being in it, one feels as if back in time for a good few hundred years. People can be seen walking around the street. People can be seen walking around the street.

Foto por iStock / LUKASZ-NOWAK1

Como chegar

A Royal Air Maroc opera voos entre São Paulo ou Rio de Janeiro até Casablanca, no Marrocos. De lá, você pode chegar a Fez de avião, ônibus ou trem.

Onde ficar

Riad Andalib – riadandalib.ma

Riad Le Calife – riadlecalife.com

Algilà Fes – algilafes.com

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / Nisangha

Comentários